O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

O Cadastramento Escolar 2019 já está disponível pela internet

Desenvolvimento e Educação, Notícias

O Cadastramento Escolar 2019 para o Ensino Fundamental em escolas da Rede Pública, já está disponível pela internet.

Em Belo Horizonte, o cadastramento escolar 2019 deverá ser feito por meio de formulário eletrônico disponível no portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, (www.pbh.gov.br). Nos demais municípios mineiros, o formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). As inscrições estão disponíveis do dia 11 a 22 de junho de 2018.

Se os pais ou responsáveis não tiverem acesso à internet, poderão utilizar os computadores de uma das nove Gerências Regionais de Educação ou das escolas que permaneçam abertas nos fins de semana.

Isso será possível por meio do Cadeweb, um sistema informatizado desenvolvido pela SMED e pela Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel). O sistema propiciará maior agilidade e transparência ao processo de cadastro de candidatos a vagas do Ensino Fundamental, em escolas municipais ou estaduais.

A alocação do candidato na escola será realizada de maneira automática, por meio de georreferenciamento de dados, escolhendo a vaga mais próxima a sua residência. Por isso, é importante o preenchimento correto do endereço, incluindo o CEP. É importante salientar que, com o cadastramento on-line, não haverá prazo de prorrogação das inscrições.

Quem deve ser cadastrado para o Ensino Fundamental

  •  Crianças com seis anos de idade já completados ou o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019.
  • Crianças matriculadas em creches parceiras da Prefeitura.
  • Estudantes vindos de outros municípios.
  • Estudantes transferidos de escolas particulares.
  • Candidatos à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para os menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pela mãe, pelo pai ou por um responsável maior de 18 anos.

Crianças da educação infantil que já estiverem matriculadas em escolas municipais e em Umeis da Prefeitura de Belo Horizonte não precisam fazer o cadastramento, pois serão inscritas automaticamente.

Matrículas

A matrícula dos inscritos no Cadastramento será unificado na rede pública de ensino – estadual e municipal – e deverá ser realizada no período de 17 a 21 de dezembro de 2018. O candidato cadastrado que efetuar matrícula no prazo estabelecido terá vaga assegurada. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

  • cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
  • CPF do responsável;
  • cópia e original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno;
  • comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios; retorno aos estudos; ou cursos da EJA.

Mais informações para imprensa pelo telefone +55 (31) 3277-8600 (Secretaria Municipal de Educação).

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando, com tranquilidade, para uma escola pública próxima às suas residências, as crianças que vão iniciar os estudos no 1º ano do ensino fundamental, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano dessa etapa de ensino.

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

 

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.


Comentários