fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

O uso da chupeta faz mal para a criança?

Saúde e Bem Estar

O uso do bico faz mal para o meu filho? Tudo depende da frequência na qual ele é usada.

Já se sabe que é um hábito muito comum usar chupetas nos bebês, mas tenham cautela ao usá-los.

A utilização constante das chupetas associa-se a alterações nas mordidas (mordidas abertas, cruzadas), no abandono precoce da amamentação e na maior incidência de otite média aguda (OMA) recorrente.

Os bicos usados com freqüência alteram a estrutura dentária e da mordida, causando disfunção na tuba auditiva e aumento do refluxo de secreções nasofaringeas para ouvido médio. Isso facilita a entrada de patógenos e a infecção de ouvido recorrente.

Em relação à amamentação, os bicos podem confundir a pega das crianças ao seio materno, dificultando o aleitamento e até causando seu abandono.

Nunca prender as chupetas nas roupas, justamente para não facilitar seu uso contínuo e para a criança não se sufocar ou se prender com a correntinha das chupetas.

Os bicos ou chupetas não devem ser usados a todo o momento, e sim para dar conforto ao bebê: nas crises de choro, controle da dor ou para ajudar a dormir.

Segundo a AAP (Associação Americana de Pediatra), eles são um fator de proteção para Síndrome de Morte Súbita, desde que introduzidos após a terceira semana de vida ou com a amamentação já estabelecida e utilizados apenas durante o sono.

 

__________

Dra.Carolina Castelo Branco Conroy

Carolina Castelo Branco Conroy, médica pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, realizou sua Residencia médica em pediatria em São Paulo, no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, aonde adquiriu experiencia em pediatria geral e casos complexos. Após, realizou pós graduação em Nutrologia pela ABRAN, sempre buscando mais conhecimento para estar apta a atender seus pacientes. Acredita que cuidar das crianças é cuidar de nosso mundo, a instrução de bons hábitos e sentimentos desde cedo é fundamental para o desenvolvimento pleno de nossos pequenos!

Contato: Clínica Primeiros Passos • primeirospassosclinica@gmail.com

 

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.


Comentários