O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

Você tem tempo de qualidade com o seu filho?

Maternidade, Paternidade

Tempo de qualidade significa ” período dedicado, exclusivamente, a uma pessoa”, o que é extremamente importante para a criança.

Primeiro mês do ano, primeiro texto do ano. E para começar, vamos falar de algo muito importante para os pequenos: “estar presente”, disponibilizar tempo de qualidade para ficar com o seu filho.

Você pode dizer: “Mas eu tenho tempo para o meu filho.” Eu acredito que sim, mas será que esse tempo é realmente de qualidade? Responda a essas perguntas:

– Quando está com seu filho você consegue ficar longe do celular ou aproveita o momento para responder e-mails?

– Quanto tempo por dia você fica (verdadeiramente) com seu filho?

– Quanto tempo vocês brincam?

– Vocês fazem programas juntos? Escolhidos por ele?

– Você consegue escutar e dar atenção ao que ele fala?

Imagine a seguinte cena: você está conversando com alguém que não para de mexer no celular. Como você se sente? É bem desagradável, não é? Agora imagine essa mesma cena com o seu filho, tente pensar em como ele se sentiria diante dessa situação. Isso é apenas “passar tempo” com a criança e ela percebe isso, mas diferente do adulto ela não consegue dizer em palavras que ficou chateada com a situação, então os sintomas podem aparecer.

Tempo de qualidade significa “período dedicado, exclusivamente, a uma pessoa”. E eu entendo que com a vida corrida e atarefada que todos levamos hoje, essa tarefa se torna um pouco difícil, mas ela é extremamente importante, principalmente para o desenvolvimento infantil.

Com isso, a criança torna-se mais segura e confiante; melhora sua autoestima; melhora o desempenho escolar e a disciplina; além de melhorar a relação de vocês e sua autoridade como pai e mãe.

As crianças têm muitas necessidades, e muitas delas podem ser supridas com atenção dada por você. Quando a criança não recebe essa atenção ela pode apresentar alguns comportamentos específicos, como por exemplo: comportamentos agressivos; comportamentos de insegurança; isolamento; necessidade de chamar atenção quando está com você; além de baixa autoestima por achar que não merece a sua atenção e que não é importante.

Algumas dicas para passar um tempo de qualidade com o seu filho:

  • Leia uma história para o seu filho a noite, antes de dormir;
  • Quando chegar em casa, em vez de se sentar no sofá e ver televisão ou ir logo para o computador, faça um esforço, sente-se com os pequenos e conversem sobre o dia de vocês. Se tiver bom tempo, porque não fazerem uma caminhada antes do jantar? Ou andar de bicicleta juntos?
  • Em conjunto com o seu filho(s) escolham um projeto no qual vão participar os dois: pode ser montar um avião modelo, ensiná-lo a jogar xadrez ou futebol ou ainda lerem a coleção inteira dos livros do Harry Potter em voz alta um ao outro;
  • Quando o tempo é pouco, aproveite as viagens que faz com os pequenos para a escola ou para as aulas de inglês para colocarem a conversa em dia;
  • Deve haver um dia da semana inteiramente dedicado à família – pode ser uma noite de sábado com pizzas e Netflix para verem juntos, ou um domingo, onde planejam uma atividade divertida para fazerem todos juntos.

Se você percebe que não está passando um tempo de qualidade com seu filho, não espere aparecer os sintomas descritos nesse texto para agir. Espero que você aproveite as dicas, tenho certeza que fará diferença na relação com o seu filho. E, claro, se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma atividade que faz com os pequenos, deixe aqui nos comentários.

 

__________

Amanda Ferraz-Portal Sem Choro

Amanda Ferraz, psicóloga infantil, graduada pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – MG, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iseib de Belo Horizonte, Tutora EaD, Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Psicóloga da Rede Psicoterapias. Em BH atua na clínica com atendimento para crianças, adolescentes, além de orientar e ministra palestras e cursos para pais.

Contato: amandafoliveira1@gmail.com • +55 (31) 97553-1837

 

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.


Comentários