As crianças estão sempre brincando. É através da brincadeira que elas se comunicam.
O brincar é um meio natural que a criança tem de se expressar e também mostrar seus sentimentos e fantasias. Por isso A importância do brincar no desenvolvimento da criança. Crianças que brincam demonstram ter saúde emocional e, ao brincarem, desenvolvem a capacidade de criatividade, para controlar impulsos, de expressão de desejos ou de seus medos. Isso ocorre tanto no nível consciente como inconsciente, de acordo com cada faixa etária.
Julho é um mês em que para as crianças é sinônimo de férias!! E pensando nisso gostaria de conversar com vocês, papais e mamães sobre como a brincadeira é importante para o desenvolvimento dos pequenos e como ela está presente na vida deles, o tempo todo. Aproveitem esse momento de “mini férias” para brincar e se aproximar cada vez mais do mundo dos seus filhos.
Qualquer atividade pode ser uma brincadeira
As crianças estão sempre brincando. É através da brincadeira que elas se comunicam. A atividade lúdica está presente enquanto comem, enquanto realizam atividades de higiene e o quanto relutam em parar de brincar para realizar estas atividades ou até mesmo para dormir. Eu acredito que muitos de vocês ao dar papinha para seus pequenos já fizeram o famoso “aviãozinho”; ou quando as crianças estão na fase do desfralde, já deram tchau para o cocô, e até mesmo já se depararam com a situação de querer “tirar a bateria dos pequenos” ao final do dia. O mundo lúdico é o elo entre a realidade interna da criança e a realidade externa, compartilhada com outras pessoas.
Quando a criança brinca, ela entra num mundo de “faz-de-conta”, num mundo onde tudo pode acontecer. Tem a permissão para imaginar; ser quem não é; estar em lugares e até mesmo planetas diferentes; satisfazer seus desejos ilusoriamente; viver o inesperado; e divertir-se. Assim, a brincadeira torna-se um cenário imaginário sem censura. Tudo tem vida, fala e vontade própria. É nesse mundo que eles colocam seu corpo em cena, como representante de papéis e vivem personagens de todos os tipos, tais como: médico, bombeiro, professor, pai, mãe… A criança constrói representações e encena versões, a partir de suas experiências.
Durante a brincadeira, a criança cria e imagina, de acordo com seu mundo ideal. Utiliza a ilusão e a invenção como parte real do jogo, muitas vezes, incorporando papéis do tipo pensamento mágico. Nessa experiência, o equilíbrio entre o mundo da fantasia e o mundo real irá permitir à criança fazer um elo entre o que é real e o que é brincadeira. É importante identificarmos em qual fase do desenvolvimento a criança encontra-se para relacionarmos ao tipo de atividade lúdica desenvolvida.
Vivemos na época do imediatismo, da globalização, da informação e da rapidez dos meios de comunicação. Nos depararmos com novas modalidades de brincadeiras e não mais com jogos tradicionais, coletivos e ao ar livre. Por isso é preciso estarmos atentos, cuidar de nossas crianças e ajudar a selecionar atividades, filmes, programas de TV; delimitar o tempo de internet, os jogos no computador e os brinquedos eletrônicos. É preciso estar por perto e incentivar os pequenos a uma vida saudável. Sem fazer por elas, mas nos mostrando disponíveis e amorosos, ao longo da trajetória de seu desenvolvimento.
Aproveite as Férias
Aproveitem esse período de férias para brincar com seus filhos, ensine-os os jogos e brincadeiras que vocês brincavam, use esse momento para se aproximar deles. As crianças dizem muitas coisas através das brincadeiras, mas para que isso seja notado é preciso estar junto, vivendo verdadeiramente aquele momento.
eBook de Brincadeiras
Para te ajudar nessa tarefa de brincar e se aproximar da criançada o Sem Choro produziu o eBook 20 Dicas de Brincadeiras. Brincadeiras ao ar livre, lúdicas, que exigem criatividade, movimento físico e interação com outras crianças. Baixe aqui.
__________
Amanda Ferraz, psicóloga infantil, graduada pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – MG, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iseib de Belo Horizonte, Tutora EaD, Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Psicóloga da Rede Psicoterapias. Em BH atua na clínica com atendimento para crianças, adolescentes, além de orientar e ministra palestras e cursos para pais.
Contato: amandafoliveira1@gmail.com • +55 (31) 97553-1837
Gostou do artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilha com a gente nos comentários abaixo
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.