As brincadeiras que utilizam a música, além de divertirem, também desenvolvem a memória e a capacidade de concentração e atenção. Por isso é fundamental proporcionar às crianças o contato direto com jogos e brincadeiras.
Sabemos que a música possibilita à criança uma diversidade de estímulos. A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente, jogos e canções que utilizam o movimento são fontes de prazer e alegria, estimulando o desenvolvimento rítmico e motor, gerando modos de expressão característicos dessa faixa etária.
A vivência musical é o momento propício para criar situações que estimulem a busca do novo, a alegria do fazer musical. Por meio da atividade musical, em contato com sons e objetos sonoros, as crianças aprendem a conhecer a si próprias, aos outros e à vida, estabelecendo laços afetivos que lhes serão úteis durante seu processo de crescimento e amadurecimento. Para tal, é preciso possibilitar à criança a vivência da experiência e do contato prazeroso com a música, entendida como linguagem artística e prática sociocultural.
Desde cedo, os primeiros contatos com a música são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Isso significa que, na infância, a música apresenta-se como um elemento essencial e primordial para o desenvolvimento de habilidades e competências. Oportunizando sua participação cada vez mais ativa, a criança pode se envolver com as várias formas de fazer, interagir e criar música.
Se levamos a criança a se envolver ativamente com a música, seja no ambiente familiar, no diversos espaços da comunidade da qual faz parte ou, mais tarde, na escola, estamos promovendo e estimulando sua percepção, sua criatividade, sua sensibilidade, o seu desenvolvimento motor e o seu raciocínio lógico. Mas, é bom que se diga que as atividades musicais devem estar de acordo com a faixa etária (e o seu desenvolvimento biopsicomotor) para que assim se possa alcançar os objetivos esperados.
Nas atividades musicais estão incluídas as brincadeiras que utilizam a música, pois, elas, além de divertirem, também desenvolvem a memória e a capacidade de concentração e atenção. Por isso é fundamental e necessário proporcionar às crianças o contato direto com jogos e brincadeiras pois sabemos que elas são naturalmente curiosas e interessadas em participar, vivenciar e aprender música.
Para a criança, jogos e brincadeiras ampliam suas experiências, fortalecem laços afetivos, desenvolvem sensibilidades, desencadeiam emoções. Nas atividades musicais que envolvem o dançar, o cantar, o movimentar, o recitar versos as crianças estabelecem a comunicação com seus pares ao mesmo tempo que aprendem uma linguagem comum a elas. E mais, são capazes de estabelecer e manter laços de amizade, facilitando as interações e a convivência entre elas, em um mesmo tempo, em um mesmo espaço.
Por tudo isso, é importante que pais e mães estejam, sempre, estimulados e motivados para propor, interagir e compartilhar com seus filhos experiências e vivências musicais, nem que seja apenas por meio de uma simples canção de ninar.
Você já cantou para e com seu filho hoje?
Profa. Dra. Alícia Maria Almeida Loureiro é graduada em Piano e Licenciatura em Música pela Escola de Música da UFMG, e em Psicologia pelo Unicentro Newton Paiva/MG. Especialista em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG e em Psicologia Educacional pela PUC/MG. Mestre em Educação pela PUC/MG e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Ministra há muitos anos o minicurso “Vivência musical no cotidiano escolar”, voltado para educadores da educação infantil e ensino fundamental. Autora de várias canções e artigos publicados e do livro “O ensino de música na escola fundamental”, publicado pela Editora Papirus.
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