A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação de Parques Municipais (FPM), traz para a cidade mais uma opção de lazer e turismo para todos. Em agosto deste ano, passa a funcionar no Mirante das Mangabeiras a maior tirolesa em extensão do estado. O cabo aéreo terá 800m de extensão oferecendo muito adrenalina devido à angulação de instalação do equipamento, que permitirá alcançar uma velocidade de até 100km/h.
O ponto de partida da tirolesa é o Mirante das Mangabeiras, na Rua Pedro José Pardo, 1000, atrás do Palácio do Governador, no bairro Mangabeiras, região centro-sul da cidade. Para receber os aventureiros, será construída uma torre de acesso à linha de descida. Durante o percurso no cabo aéreo, a paisagem recompensará a perda do fôlego com uma linda vista panorâmica da cidade. A aterrissagem será no Parque das Mangabeiras, a maior reserva ambiental da capital mineira e um dos mais extensos parques urbanos da América Latina.
Um ponto de apoio proporcionará todo o conforto para o usuário, reunindo lanchonete, sanitários, bar e wi-fi. Também serão oferecidos serviços de fotografia e vídeo para que o turista possa guardar para sempre os momentos de aventura. Para minimizar o impacto do trânsito no entorno da nova atração, o visitante poderá optar por estacionar no Parque das Mangabeiras, onde terá uma completa frota de vans que o levará até o Mirante.
A idade mínima para descer pela tirolesa, que funcionará todos os dias, das 10h às 20h, é de 4 (quatro) anos de idade
O novo equipamento de lazer e turismo será projeto e instalado pela empresa Projeto Aventura, que também será responsável pelo treinamento da equipe por uma assessoria técnica especializada. A Projeto Aventura foi contratada pela Espaço Mangabeiras/Fazenda de Lazer Canto da Siriema LTDA, vencedora do processo licitatório aberto pela Prefeitura.
O custo para o público aproveitar a nova atração será determinado pela empresa vencedora do processo, mas, conforme previsto no contrato, deve ser praticado o preço de mercado.
Karine Paiva, presidente da Fundação de Parques Municipais, explica que esta é mais uma das iniciativas da Prefeitura com intuito de incentivar o uso e a ocupação dos espaços públicos, especialmente os parques da cidade. “Inspirada em projetos internacionais semelhantes, a PBH traz a Belo Horizonte um projeto para incentivar o turismo e o lazer ao ar livre. É uma atração para todos, já que será construída estrutura de apoio para oferecer conforto também àqueles que forem só acompanhar os aventureiros. Os usuários poderão desfrutar de um dia inteiro de lazer dentro do parque com estrutura e serviço de qualidade”, comenta.