fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

10 Dicas de Filmes anos 80 e 90 para assistir com as crianças

Cultura e Lazer, Dicas, Paternidade

A gente sempre lembra com nostalgia dos filmes dos anos 80 e 90, não é? Eu, cinéfilo de carteirinha, herdei essa paixão da minha mãe.

Depois que o João passou dos 6/7 anos de idade comecei a apresentar alguns filmes que eu tinha gostado na infância. A medida que ele ia crescendo eu ia adaptando o filme, em teoria, acreditando que ele iria gostar por causa da idade.

Ele sempre foi muito resistente. Afinal, os filmes de hoje tem um impacto visual muito melhor do que do passado e o aspecto “filme velho” sempre foi um empecilho.

Cada filme que o convenci de assistir foi sempre com muita insistência. Mas ao final, em sua maioria ele sempre curtiu muito.

Então, vou compartilhar com você os 10 filmes que indico para você assistir com sua criança. Além da própria diversão, alguns deles tem lições excelente para refletir com os pequenos.

 

Lista de filmes dos anos 80 e 90 para assistir com os filhos

1. ESQUECERAM DE MIM

Sinopse: Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

Gênero: Comédia

Ano: 1990

Onde Assistir? YouTube Filmes

Comentário: É impossível não se divertir com esse filme.

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

 

2. NINGUÉM SEGURA ESTE BEBÊ

Sinopse: Em Chicago o bebê Bink tem todo o amor do mundo e tudo que o dinheiro pode comprar. Entretanto, três malandros, liderados por Norby (Joe Pantoliano), se passam por fotógrafos e seqüestram a criança. No entanto o bebê foge de forma fantástica e de forma mais fantástica ainda percorre a cidade, visitando os lugares que viu no seu livro e, de quebra, envolvendo os pilantras em diversas confusões.

Comentário: As travessuras do bebê são bem divertidas e as crianças adoram.

Ano: 1994

Gênero: Comédia

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

 

3. UMA BABÁ QUASE PERFEITA

Sinopse: Daniel Hillard (Robin Williams) está passando por uma fase complicada, acaba de se separar de Miranda (Sally Field) e perdeu o seu emprego. Impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com os filhos, ele tem uma idéia inusitada para recuperar a relação com as crianças. Daniel veste-se como uma senhora idosa escocesa e tenta conseguir o cargo de babá no seu antigo lar.

Comentário: Uma atuação memorável de Robin Williams. Além da própria diversão do longa, o filme demonstra o que um pai é capaz de fazer pra ficar perto dos filhos. Divertido e emocionante.

Gênero: Comédia

Ano: 1993

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

*Não encontramos o trailer dublado.

 

4. OS GOONIES

Sinopse: Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

Comentário: Um clássico co cinema. Por ser um filme muito antigo, e não estar disponível nas plataformas que utilizamos, ainda não consegui convencer o João de ver. Mas, ele é bem curioso com as atuações dos atores e vou usar a participação do Sean Austin (o Bob de Stranger Thinks) para convencê-lo. Além da trama ser bem divertida e com muita ação é uma lição de inclusão natural que as crianças tem dentro de si. O personagem Slot, é mantido preso por ter uma aparência deformada e apesar de assustar as crianças, em um primeiro momento, eles se tornam grandes amigos.

Gênero: Comédia / Aventura

Ano: 1985

Onde Assistir?  YouTube Filmes

Idade ideal: A partir dos 8 anos.

 

5. DE VOLTA PARA O FUTURO I, II e III

Sinopse: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Comentário: A saga De Volta Para o Futuro marcou o cinema e é outro clássico imperdível. As crianças sempre adoram histórias de máquinas do tempo que mexem muito com seu imaginário. Como o filme é muito antigo, a data em que eles viajam para o futuro já passou e pode servir de brincadeira com as crianças de como as previsões do futuro deram certo ou errado.

Gênero: Ação / Aventura

Ano: 1985, 1989 e 1990.

Onde Assistir? Netflix / Now

Idade ideal: A partir dos 8 anos.

 

6. MENINO MALUQUINHO

Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.

Comentário: O filme se passa em Belo Horizonte (em uma rua que já morei por sinal), e trás brincadeiras da nossa época o que pode gerar insights para interações e brincadeiras com as crianças.

Gênero: Comédia / Ação

Ano: 1994

Onde Assistir? Netflix / Now

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

 

7. JUMANJI

Sinopse: Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.

Comentário: O longa é uma grande aventura com muita fantasia, ação e um pouco de suspense. Esse tipo de filme, geralmente, prende bastante a criança pela fantasia que o jogo gera e suspende do enredo em que pode salvar ou não os protagonistas. O fato de ter um novo Jumanji pode sevir de auxílio para convencer a criança a ver o antigo. Esse é um dos preferidos do João. Ele foi um dos primeiros filmes que o convenci de ver e, como ele adorou, agora ele acredita um pouco mais nas minhas recomendações.

Gênero: Ação ? Aventura

Ano: 1995

Onde Assistir? Netflix / Now

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

 

8. TOY STORY

Sinopse: O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

Comentário: O início da saga Toy Story mudou a história da animação 3D no cinema. Além de ter todo o restante da história que as crianças com certeza já conhecem, é legal assistir junto e explicar e observar junto com os pequenos a evolução da qualidade do desenho e do crescimento da amizade entre os personagens. Pra mim essa é uma das melhores sagas dos cinemas, não só entre as animações.

Gênero: Animação / Ação / Aventura

Ano: 1995

Onde Assistir? Netflix / Now

Idade ideal: A partir dos 4 anos.

 

9. FREE WILLY

Sinopse: Jesse (Jason James Richter) é um menino que perdeu os pais muito cedo. Ele costumava saltar de orfanato em orfanato, até que passou a viver nas ruas. Numa noite, ele e seu amigo Perry (Michael Bacall) são flagrados pelo policial Dwight (Mykel T. Williamson) pixando um parque local. Apesar da situação, o agente de policia simpatiza com Jesse e o apresenta para Glen e Annie Greenwood (Michael Madsen e Jayne Atkinson) que irão adotar o garoto. Parte da punição por sua pequena infração envolve limpar a sujeira que ele fez no parque e é lá que Jesse conhece Willy, uma orca que está sendo treinada para ser a atração especial do local. No entanto, Willy não responde bem ao adestramento. Ela foi roubada de sua família por um pescador mercenário e ainda está traumatizada. Jesse e Willy desenvolvem uma estreita ligação emocional. Só que o dono do parque não está satisfeito com o desempenho de Willy e calcula que a orca vale mais viva do que morta. A partir daí Jesse fará de tudo para salvar o animal e devolvê-lo para o oceano.

Comentário: Assisti a história de Jesse quando tinha mais ou menos a mesma idade do garoto. É uma história emocionante e divertida. Ainda não assisti com o João mas já é o próximo da lista. Além de nos ensinar sobre o cuidado com os animais e que as crianças por mais que possam parecer “sem solução” na verdade estão demonstrando de uma maneira diferente seus anseios e inseguranças.

Gênero: Ação / Aventura

Ano: 1993

Onde Assistir? Youtube Filmes

Idade ideal: A partir dos 6 anos.

 

10. A VIDA É BELA

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Comentário: Esse não será um filme com muita diversão. Apesar de ter muito humor, não é um tipo de humor que as crianças gostam. Porém, acho ser um filme importante para contar um pouco da história para as crianças. E, apesar de se passar em meio a um Campo de Concentração Nazista, não trata guerra como um guerra e, portanto, não tem violência explícita. E, um outro fator importante nesse longa é a maneira como o pai protege e interage com seu filho mesmo em situações de extrema tensão. É um filme muito emocionante e, apesar da classificação ser livre, as vezes é bom um adulto ver o filme antes sozinho para fazer uma avaliação.

Gênero: Drama

Ano: 1999

Onde Assistir? Youtube Filmes

Idade ideal: A partir dos 10 anos (apesar da classificação ser livre, é uma idade que a criança vai compreender melhor o que acontece).

 

_________

Em breve atualizamos a lista e inserimos mais filmes. O que achou Destes? Qual filme ficou de fora? Comente.

 

Rafa Andrade | Fundador do Sem Choro

Sou Rafa Andrade, pai do João (2007) e do Marcelo (2017)
Fundador do Portal Sem Choro
Produtor de Conteúdo
Empreendedor
Designer Gráfico e Web
Diretor da Agência iMAGON.
Contato: rafael@semchoro.com.br

Quer receber novidades, cadastre-se abaixo:





Comentários