fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

Como amamentar sem dor?

Saúde e Bem Estar

Diminuir a dor na amamentação é possível? No mês do Aleitamento Materno, algumas dicas de como amamentar sem dor.

Esse mês é comemorado o Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno, como forma de incentivar e orientar a prática da amamentação entre as mães. Muitas mamães relatam sentirem dores e desconforto durante a amamentação e acabam encerrando antes da hora esse período tão importante para o bebê. Mas como fazer para amamentar sem dor?

Selecionamos algumas dicas para ajudar a diminuir as dores e desconfortos na amamentação. Mas é indicado procurar um especialista caso as dores não passem.

Pega incorreta do bebê

Uma das causas mais comuns de reclamação das dores é a dor no mamilo. Essa dor característica geralmente tem a ver com a pega incorreta, deve observar-se se a boca do bebê está bem aberta e se o mamilo e a maior parte da auréola estão abocanhados. A pega errada prejudica a produção de leite e provoca feridas.

O leite está empedrado

Pode ocorrer do leite materno não sair, pois o ducto da mama está entupido. Geralmente a pele fica avermelhada no local e causa muita dor. É importante que a mamãe use um sutiã que segure bem os seios, mas que não comprima a mama para evitar que os dutos entupam. Também é recomendado a realização de uma massagem para retirar o leite e evitar a mastite.

Inchaço e endurecimento da mama

Quando há uma produção elevada de leite, também conhecido como (ingurgitamento mamário) causa dor e inchaço na mama. Nessa situação é importante dar de mamar sempre que o bebê quiser para ajudar a esvaziar a mama, deve-se também aplicar água fria com uma compressa ou no banho logo após a mamada, para ajudar a diminuir o inchaço e a dor.

Sempre Lembre-se que o ato de amamentar é um momento de intensa conexão entre mãe e filho. Então, em caso de desconforto e dor não deixe de procurar auxilio!


Fonte:
Primeiros Passos

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.


Comentários