O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

COVID19 – O vírus que tira a vida vai nos tornar mais humanos

Crônica

Os tempos atuais tem muita coisa a nos ensinar. Muita. Muito provavelmente vamos aprender mais em semanas do que em anos de humanidade.

Taí. Humanidade. Pode ser um dos motivos para o mundo inteiro ter ficado doente. Diz que quando nosso corpo está fraco, estamos com baixa imunidade. O problema dessa vez pode ser baixa “humanidade”.

Vivemos em um tempo onde as pessoas deixam de vacinar seu filho porque acredita que exista uma conspiração mundial por trás disso; tempos em que o formato esférico da terra é questionado por que… existe uma conspiração mundial (e eterna – já que a teoria da terra redonda é milenar) por trás disso; tempos em que o ditado “farinha pouca, meu pirão primeiro” seja predominante em muitos momentos.

Se você é daqueles, precavidos,  que, preocupado com os filhos e com a família, já fez seu estoque de alimentos, de álcool, sabão e já correu para a farmácia para comprar os remédios que podem curar uma possível infecção… sinto lhe dizer, mas trago verdades. Você não é precavido.

Precaução, segundo o dicionário, é a medida antecipada que visa prevenir um mal. Essas atitudes causam um grande mal às outras pessoas que… (não há outra forma de dizer, então me desculpe o choque) também precisam de alimentos e de medicamentos. Nossa sociedade é diversa demais e a grande maioria das pessoas não vai ter recurso para comprar alimentos e produtos de higiene para 15/20 dias. E essas pessoas, além de toda dificuldade de continuar tendo renda, podem enfrentar grande dificuldade de encontrar alimentos, utensílios e até mesmo remédios, por que o precavido, já comprou tudo antes.

O nome disso é egoísmo! O precavido não está ensinando aos filhos que eles são as coisas mais importantes no mundo. Ele mostra que ele faria qualquer coisa para o bem estar dos filhos. E qualquer coisa é muita coisa. Qualquer coisa pode ser comprar um remédio sem precisar e quem precisa fica sem…

Vivemos um tempo em que precisamos aprender a viver em sociedade. Em harmonia e cidadania.

Eu, que sempre vejo o lado bom das coisas, prefiro sempre uma mensagem de esperança então encerro o meu desabafo sobre o egoísmo por aqui!

 

O que penso sobre tudo isso é que esse isolamento forçado vai ajudar muitos pais a conhecerem coisas que antes estavam distantes. Como o próprio filho por exemplo.

É tempo de se tornar mais humano.

Eu trabalho com home-office há quase 20 anos e sei muito bem que a maioria das pessoas não consegue se adaptar a essa disciplina. Ainda mais com criança em casa. Então, aproveite esse tempo para conhecer mais de outras coisas…

É tempo de conhecer rotina da casa, o jeito de sentar na cadeira dos seus filhos, o barulho dos pássaros pela manhã, os sinais que as crianças demonstram quando estão com raiva, com sono, com fome…

É tempo de conhecer o vizinho e saber o que ele faz da vida e onde ele estava na juventude.

É tempo de jogar um jogo de tabuleiro desconectado com a família.

É tempo de ir na farmácia para o vizinho idoso e cantar na janela para alegrar os mais ansiosos.

Claro que nem tudo são flores, não sejamos hipócritas…

É tempo de deixar o filho na frente da TV por mais tempo do que o recomendado pra gente poder descansar mais.

É tempo de colocar as brigas em dia porque nunca passamos tanto tempo juntos e não temos maturidade suficiente para viver enclausurados.

É tempo de querer deixar seu filho no berço portátil para ter paz por um momento. Mesmo que ele já tenha 6 anos!

 

O tempo é passageiro. E, como tudo na vida vai passar!

O que eu quero que meus filhos se lembrem desse momento é que passamos. Vencemos! Mas nunca se esqueçam que dezenas de milhares ficaram no caminho.

Mas eu quero que eles se lembrem que cada minuto a mais dentro de casa, foi necessário para que outras milhares de pessoas passassem por essa jornada com vida.

Quero que eles se lembrem dos bons exemplos e dos atos de solidariedade e amor.

Quero que ele se lembre do morador de rua, que ao perguntar “porque todo mundo tá de máscara?” nos ensinou que o distanciamento social já existe há muitos anos.

Quero que ele se lembre da época em que um vírus que tira a vida, nos deixou mais humanos!

 

_____

Rafa Andrade | Fundador do Sem Choro

Sou Rafa Andrade, pai do João (2007) e do Marcelo (2017); Fundador da Sem Choro; Produtos de Conteúdo; Empreendedor; Designer Gráfico e Web; Diretor da Agência iMAGON.

Contato: rafael@semchoro.com.br

 

 

Quer receber novidades, cadastre-se abaixo:





Comentários

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, você está visitando a página: COVID19 – O vírus que tira a vida vai nos tornar mais humanos.
Somos um Portal de conteúdo e divulgamos milhares de informações para pais. Podemos ajudar em algo?
Powered by