fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

As fases do desenvolvimento da criança

Desenvolvimento e Educação

São os aprendizados diários que fazem as crianças desenvolverem.

Vocês conhecem as fases do desenvolvimento da criança? Já pararam para pensar como esse processo acontece e quais são as fases pelas quais toda criança passa?

Vocês lembram quando ouviram a primeira palavra do seu bebê? Ou quando ele deu os seus primeiros passos? Pois bem, esses são exemplos do que são e como se dá o desenvolvimento das crianças. São os pequenos aprendizados diários que fazem com que elas se tornem cada vez mais adultas.

Desenvolvimento da Criança

O desenvolvimento da criança não se limita apenas ao desenvolvimento motor, ele ocorre em várias esferas ao mesmo tempo. Muitas vezes, é necessário uma integração entre todos os tipos de desenvolvimento que a criança passa. São eles:

Desenvolvimento Físico

Refere-se às habilidades físicas da criança, como engatinhar, ficar em pé, andar, correr, pular e até mesmo fazer atividades pontuais como desenhar e escrever.

Desenvolvimento Cognitivo

Remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros.

Desenvolvimento Social

A partir daí, a criança é capaz de trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições, entre outros.

Desenvolvimento Afetivo

Relacionado às emoções, o desenvolvimento afetivo está presente desde os primeiros anos de vida da criança. O amor e o carinho são importantes para que a criança cresça saudavelmente, logo nos primeiros meses. Os sentimentos da criança em relação aos pais e adultos mais próximos são imprescindíveis para o desenvolvimento da inteligência emocional, evitando que a criança cresça sem ter dificuldades afetivas.

A base para um bom desenvolvimento é o vínculo afetivo com a mãe, o pai, os familiares e demais cuidadores. Quando há um ambiente acolhedor, a criança tem a oportunidade de crescer saudavelmente, desenvolvendo suas habilidades ao máximo. Para isso, existem alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento. São eles:

  • Hereditariedade: Se os pais começaram a andar mais tarde do que a maior parte dos bebês, é provável que o filho também demore um pouco para aprender a andar;

 

  • Nutrição: A alimentação é importante não apenas para o desenvolvimento do corpo, como também para a cognição, visto que o cérebro é um órgão como todos os outros e precisa estar nutrido para funcionar adequadamente;

 

  • Ambiente: Quando há falta de estimulação no ambiente em que a criança vive, pode haver um retardo no desenvolvimento intelectual. Já ambientes com estímulos o suficiente, facilmente aceleram esse processo;

 

  • Problemas físicos: Se a criança sofre de alguma condição médica, o desenvolvimento pode ser dificultado. Crianças surdas, por exemplo, podem demorar para desenvolver a linguagem.

Bom, vou ficando por aqui e espero tê-los ajudado a entender um pouco melhor como o desenvolvimento dos pequenos acontece e a importância dele para a formação das crianças. No próximo texto continuaremos a falar sobre esse assunto e eu vou listar qual é a idade – aproximada – que cada fase do desenvolvimento deve acontecer.

Espero vocês aqui mês que vem e se tiverem alguma dúvida ou pergunta sobre o tema – ou sugestões para temas futuros – é só deixar aqui nos comentários.

 

_________

Amanda Ferraz-Portal Sem Choro

Amanda Ferraz, psicóloga infantil, graduada pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – MG, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iseib de Belo Horizonte, Tutora EaD, Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Psicóloga da Rede Psicoterapias. Em BH atua na clínica com atendimento para crianças, adolescentes, além de orientar e ministra palestras e cursos para pais.

Contato: amandafoliveira1@gmail.com • +55 (31) 97553-1837

 

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.


Comentários