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Marcos no Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento e Educação

Desenvolvimento Infantil – Em qual idade acontece cada fase da criança no desenvolvimento?

Mês passado conversamos sobre as fases do desenvolvimento infantil – Físico, Cognitivo, Social e Afetivo – e conforme eu disse no final do texto, esse texto vou listar aqui a idade aproximada que cada fase deve acontecer na vida da criança.

1ª Etapa: Sensório-motor

De 0 a 2 anos de idade o foco está na descoberta das sensações e dos movimentos. Nesse período a coordenação motora é desenvolvida, o bebê passa a imitar o que vê e a linguagem começa a ser trabalhada através de choros, gritos e até palavras curtas.

Nessa fase o bebê percebe que seus movimentos geram ações, então ele passa a provocá-las, como puxar o lençol ou jogar o brinquedo no chão. Outro fato interessante que acontece nessa etapa do desenvolvimento é que o bebê só acredita naquilo que ele vê, por isso que em brincadeiras de esconder em que coloca-se um pano cobrindo o rosto, ele acredita que a pessoa não está ali.


2ª etapa: Pré-operatório

Entre os 2 e os 7 anos a criança está vivendo o egocentrismo. Nessa fase, apesar de ela já conviver com pessoas que não são da família é normal que ela ainda pense e aja de acordo com suas experiências e necessidades individuais. Portanto, não se assuste com as atitudes egoístas. É uma fase.

E, prepare-se! Essa também é a fase dos porquês, da personificação (ato de atribuir características humanas a objetos), do amigo imaginário e da função simbólica (que faz, por exemplo, um cabo de vassoura ser visto como uma espada), o famoso faz-de-conta.


3ª etapa: Operatório concreto

Essa etapa ocorre entre os 8 e 12 anos de idade. Nela, a criança já utiliza a lógica para solucionar problemas, mas por enquanto apenas os concretos, como problemas matemáticos. O abstrato ainda é difícil para eles.
É também nessa fase que acontece um entendimento mais avançado das regras sociais, começa a aflorar o senso de justiça e também reciprocidade.


4ª etapa: Operatório formal

A partir dos 12 anos, a aquisição do raciocínio lógico é completada, ou seja, o pré-adolescente já é capaz de lidar com questões lógicas e abstratas. A partir daí, eles conseguem criar situações hipotéticas, mesmo sobre algo que nunca aprenderam, e também desenvolvem possibilidades, teorias e autonomia.

É importante ressaltar que o desenvolvimento mental pode ser enriquecido por certos estímulos e com um ambiente adequado para os pequenos. Assim, o crescimento deles é beneficiado em diversos aspectos, fisicamente, socialmente e até emocionalmente.

Cada criança é única, por isso é importante respeitar o tempo de cada uma

Esses são os marcos do desenvolvimento infantil. Vale ressaltar que as idades para cada fase do desenvolvimento são aproximadas, entenda que cada criança é única e é importante respeitar o seu desenvolvimento. Deixe nos comentários sua dúvida ou sugestão para próximos textos.

 

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