fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

Neocenter Maternidade. Tecnologia, Humanização e acolhimento em um mesmo lugar

Maternidade, Notícias

A Maternidade Neocenter, localizada no bairro Cruzeiro, tem plantão obstétrico 24 horas e é referência em gestão de UTI Neonatal e parto adequado.

Inaugurado em setembro de 2018, o Neocenter Maternidade chegou a Belo Horizonte (MG) com a proposta de ser uma maternidade referência em parto adequado e de alto risco – especialmente de prematuros – com foco no atendimento humanizado. Com tecnologia de ponta e estrutura física moderna, a Maternidade conta com a experiência de mais de 25 anos de atuação do Grupo Neocenter, em gestão de UTIs neonatais e especialidade no atendimento à prematuridade. Instalada no bairro Cruzeiro, na sede do antigo Hospital Santo Ivo, o Neocenter Maternidade representa uma grande evolução para o Grupo Neocenter, pois amplia a vocação para o cuidado com as mães e crianças, seja antes, durante ou após o nascimento.

Pautado pelo acolhimento humanizado, a maternidade conta com 40 leitos de UTI neonatal, quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), bloco cirúrgico com quatro salas estruturadas para a realização de cesariana e outras cirurgias necessárias para a puérpera e ao recém-nascido, apartamentos e enfermarias, além de ultrassom materno. A maternidade ainda realiza cirurgias neonatais, possui centro de hipotermia terapêutica neonatal e monitorização neonatal da função cerebral e ainda dispõe de unidade de suporte avançado materno, localizado dentro do ambiente da recuperação pós anestésica, com dois leitos tipo box para todo o suporte intensivo. A mãe é constantemente monitorada e assistida do ponto de vista respiratório e circulatório.

O Neocenter Maternidade conta ainda com plantão obstétrico 24 horas, com profissionais como obstetras, anestesiologistas, pediatras e enfermeiros obstétricos à disposição para atender as gestantes. Além disso, a maternidade tem suas portas abertas para cadastros de obstetras externos, que queiram levar suas parturientes para a realização do parto no Neocenter.

 

SOBRE O PARTO ADEQUADO
O Parto Adequado é um projeto criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde.

O Neocenter Maternidade compartilha dos objetivos desta iniciativa, que busca aplicar modelos inovadores e viáveis de atenção ao nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica.

O Parto Adequado oferece às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto. Leva-se em consideração a estrutura e o preparo de uma equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.

 

QUARTO PPP
Os quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) são preparados para o atendimento ao parto normal. As parturientes são protagonistas do nascimento do bebê e têm disponíveis todos recursos necessários para o seu bem-estar durante o trabalho de parto (escada de ling, bola suíça, banheira, suporte à analgesia). A mãe permanece monitorizada com cardiotocógrafo durante todo o trabalho de parto e as unidades também são equipadas com estrutura para atendimento ao recém-nascido (equipe de UTI e equipamento de reanimação), se necessário. As unidades são humanizadas com participação da família. O bebê passa por todos os exames clínicos e cuidados no quarto, permanecendo com a mãe até a alta.

 

PARTO DE ALTA COMPLEXIDADE
Espaço físico, equipamentos, pediatras e equipe assistencial altamente qualificados: toda a maternidade trabalha para minimizar os riscos e promover os melhores cuidados. A experiência de mais de 25 anos na gestão de UTIs neonatais do Grupo Neocenter possibilitou a formação de uma equipe preparada para lidar com as situações de risco e eventos críticos que podem acontecer antes, durante e após o parto. Prevenir, agir rapidamente e ter a melhor tecnologia à disposição são parte desse modelo para um serviço de excelência em situações complexas e de risco.

 

UTI NEONATAL
A UTI Neonatal é composta de 40 leitos, sendo dividida em três salas:
Sala com 10 leitos para os prematuros de muito baixo peso ao nascimento (menos de 1.500g).
Sala com 10 leitos para os bebês com grau de complexidade maior, como os portadores de alguma má formação.
Sala com 20 leitos para os bebês de risco menor e mais estáveis, onde a mãe participa dos cuidados diários.
A UTI possui todos os equipamentos necessários para a assistência ao recém-nascido enfermo, como incubadoras, berços aquecidos, ventiladores, monitores, óxido nítrico, ventilador de alta frequência, monitorização de oxigenação regional cerebral, hipotermia terapêutica de corpo inteiro, monitorização eletroencefalográfica, ultrassom e ecocardiografia a beira leito.
As mães de UTI possuem, ainda, uma sala de ordenha e um espaço reservado para banho.

 

O GRUPO NEOCENTER
Há 25 anos, um grupo de cinco médicos tinha um mesmo objetivo: o de construir um novo conceito em assistência neonatal pediátrica em Minas Gerais. Naquela época, a chance de sobrevida dos bebês prematuros, principalmente dos extremos, abaixo de 1.000g era praticamente mínima. Se comparado aos resultados dos países de primeiro mundo, poucos eram os hospitais ou maternidades preparadas para atender a essas crianças. Foi então que, com a proposta de oferecer uma solução completa em terapia intensiva neonatal e pediátrica, surgiu o Neocenter, buscando fazer a diferença e oferecer a esses bebês uma oportunidade de continuar a vida.

Em 1992 nascia a primeira UTI Neocenter, inaugurada na Maternidade Octaviano Neves. Uma oportunidade de mostrar que era possível superar os desafios da época e oferecer aos prematuros e às suas famílias uma chance. O grupo iniciou tímido, com apenas seis leitos. De lá para cá, o sonho foi ganhando mais força e vida, chegando também à Maternidade Santa Fé (Unineo), ao Hospital São Camilo, ao Hospital Felício Rocho e ao Hospital Vila da Serra, todos importantes parceiros. Hoje, são 130 leitos e mais de 30 mil pacientes atendidos nesses 25 anos de história. Toda essa experiência será aplicada, agora, em um novo serviço de saúde para a cidade: o Neocenter Maternidade.

SERVIÇO
Neocenter Maternidade
Rua Martinho Campos, 25 – Cruzeiro – Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 3972 8000
Plantão obstétrico 24 horas
Atendimento à convênios médicos

HORÁRIO DE VISITA À GESTANTE E AO BEBÊ
Apartamentos – 09:00 às 22:00
Enfermarias – 14:00 às 17:00
UTI – 11:00 às 23:00

Comentários