fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

Ser pai é… Como é ser pai para Rafa Andrade

Bebê, Crônica, Paternidade

Ser pai é, de fato, transformador. Dois pensamentos que são muito recorrentes na parentalidade. Um deles é a transformação que sofremos ao nos tornarmos pais. Morre um ser para o nascimento de outro. O você filho morre para dar lugar ao você pai. O outro pensamento é o quanto aprendemos com nossos filhos. É o que reflito na crônica de hoje.

Dias atrás o João me fez uma pergunta:
– Pai, como é ter um filho?
A única resposta que me veio à cabeça foi algo meio clichê, voltado à motivação que temos para as batalhas do dia a dia.

Mas, essa pergunta me fez refletir. Na verdade ter um filho não quer dizer muita coisa. Ser pai sim. Isso é grandioso, desafiador.

Para ter um filho basta uma relação qualquer em um dia comum. Claro, combinado com aqueles dias da mulher. Mas, basta isso e 9 meses depois… você tem um filho!

Ser pai, vai muito além disso. É pensar duas vezes antes de muita coisa: ser mais tolerante, rir, brincar, chorar… no meu caso, chorar bastante.

Ter uma responsabilidade incalculável. Tem alguém seguindo seus passos. E ele vai te imitar em tudo que fizer. Seja bom ou ruim. Melhor que seja bom.

 

Mas nem tudo são flores.

Ser pai é virar noites sem dormir e ter que trabalhar no dia seguinte. É ajudar a mãe… ajudar? Não, não. Ajuda é quando você se dispõe a fazer algo que não é de sua responsabilidade. Exercendo a paternidade você não está fazendo mais do que sua obrigação. E espero que você não faça porque é obrigado.

Ser pai é rir por coisa que não tem muita graça e se irritar com detalhes que pouco importam. É esperar no corredor atrás da porta, depois de colocar ele na cama, pelo pedido de toda noite: “Paaaaai, pega água pra mim?”… todos os dias.

É sentir uma falta danada quando ele não pede água depois de deitar. E ficar um pouco com medo e angustiado do dia que ele crescer e não te pedir mais água.

Ser pai é se preocupar em dobro: com suas escolhas e com as dele.

É sonhar em triplo: seus sonhos, os dele e os sonhos em comum.

Ter um filho não é nada. Ser pai é foda. Nos dois sentidos.

_____

 

Rafael Andrade - Fundador do Sem Choro

Sou Rafael Andrade, fundador do Sem Choro, Empreendedor, Designer Gráfico e Web, Diretor da Agência iMAGON, pai do João e do Marcelo.

Contato: rafael@semchoro.com.br

 

 

Quer receber novidades, cadastre-se abaixo:





Comentários