Passar as férias escolares com as crianças em casa não é uma tarefa fácil, por isso juntamos dicas de brincadeiras para fazer com as crianças.
Não vai viajar nessas férias e precisa de ideias de atividades e brincadeiras para entreter a meninada, sair da rotina e aproveitar bastante esse tempo de descanso com a família?
Listamos abaixo sugestões muito divertidas e simples do que fazer com eles na rua, em casa, no quintal ou condomínio do prédio.
-
Brincar de teatro:
Estimule a criatividade dos pequenos brincando de teatrinho. Você pode usar meias velhas ou pedaços de pano e papel para criar os personagens da história, ou se a criança quiser ser o próprio personagem dá para inventar várias fantasias personalizadas e montar o cenário de acordo com os acessórios e objetos que tiverem em casa.
-
História em Quadrinhos:
Para essa atividade você só vai precisar de papel e lápis de cor. Que tal passar um tempo com o(s) filho (s) criando e desenhando historinhas em quadrinhos?
Pensem juntos nos nomes dos personagens, quais serão suas falas e no que vai acontecer durante a história. O resultado final vai ser incrível!
-
Caça ao tesouro:
Essa ideia de brincadeira vai manter as crianças ocupadas durante horas no período das férias. Em um espaço definido espalhe várias pistas, considerando que uma informação leve a outra até que a última pista leve ao tesouro.
Para a brincadeira ficar ainda mais legal, crie premiações para quem conseguir achar o tesouro mais rápido.
-
Acampamento em casa:
Essa brincadeira toda criança adora colocar em prática. É preciso somente de lençol ou pedaço de pano grande, cadeiras ou o sofá de casa para montar uma cabana, que será o acampamento da meninada.
Vale ainda levar vários objetos para dentro do abrigo, livros almofadas , brinquedos e até uma lanterna para aumentar o clima da aventura.
-
Chef de cozinha:
Aproveite esse tempo para ensinar a garotada a colocar a mão na massa. Leve as crianças para cozinha com você, faça ou crie novas receitas fáceis, de forma que eles possam participar do processo.
Quem sabe isso não ajuda até mesmo no apetite na hora de comer.
-
Boliche de Garrafas PET:
Nada melhor do que se divertir e ainda reaproveitar materiais recicláveis.
Para essa brincadeira junte 12 garrafas PET, cole em cada uma delas imagens de personagens de filmes , desenhos e histórias que as crianças gostem, encha com água ou areia e tampe-as.
Posicione as garrafas há uma certa distância, de acordo com a idade da criança, para os mais pequenos coloque em uma distância curta, para os mais velhos aumente o nível de dificuldade e utilize uma bola que tiver em casa para derruba-las e é só começar o jogo.
-
Guerra de Balões d’água:
Não importa qual a geração, toda criança vai adorar essa brincadeira.
Reúna vários amiguinhos do seu filho em um espaço ao ar livre, encha balões de água e dê a largada para a guerra começar.
É indicado que as crianças estejam com roupas leves e em um local que o piso não seja escorregadio, para evitar acidentes.
-
Brincando de Massinha:
Crianças adoram brincar de massinha de modelar.
Caso não tenha a massinha pronta em casa, é super fácil produzir e os pequenos podem até ajudar nessa tarefa, deixando ainda mais divertido.
É só misturar farinha de trigo, água quente e uma pitada de sal e ir mexendo com as mãos até alcançar o ponto.
Para colorir, você pode incluir corante comestível ou gelatina em pó, que deve ser diluída na água antes de ser adicionada à farinha.
-
Boca de Sapo:
Com uma caixa bem grande, desenhe um sapo com a boca aberta e recorte-a, deixando um buraco no tamanho suficiente para que a criança consiga acertar uma bola dentro.
Para acertar na boca do sapo pode ser usada uma bola de meias ou uma bola comum. Ganha quem lançar mais bolas dentro da caixa.
Confira também nosso e-book com 20 dicas de brincadeiras para a garotada.
Gostou das dicas? Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.