O bebê já está chegando e é hora de preparar os últimos detalhes para o nascimento do filho. Durante a gravidez, há muitas questões para cuidar, desde a decoração do quartinho do pequeno, até a preparação da bolsa para levar para a maternidade.
Nesse artigo, daremos algumas dicas gerais de como se preparar para a chegada do bebê nesses momentos finais da gestação.
O Chá de Bebê
Se ainda não fez o seu chá de bebê, é interessante faze-lo, aproveitando esse momento para ganhar o que faltou em suas compras. Claro que não é uma obrigatoriedade fazer o evento, mas é importante ter os amigos por perto nesse momento de expectativa, em que a grávida vive com um turbilhão de sentimentos, preocupações e pensamentos sobre a chegada do neném.
Roupas para a Mamãe
Separe ou compre as roupas que usará na maternidade e no pós-parto. Ao voltar para casa, a barriga da grávida geralmente vai estar do tamanho equivalente ao quinto mês de gravidez. As peças indispensáveis nesse momento também são os sutiãs de amamentação, para maior facilidade e conforto da mamãe.
Maternidade
Nos meses finais, provavelmente você já escolheu a maternidade para dar a luz, mas escolha sempre uma segunda opção para eventuais imprevistos que possam vir a acontecer.
Consultas Médicas
A partir da 28ª semana, as consultas médicas podem se tornar mais frequentes, em média de 15 em 15 dias. Não se esqueça de organizar sua agenda.
Cadeirinha do Bebê
Providencie a cadeirinha de carro para o bebê e certifique-se que é a correta para recém-nascidos, o que garante a segurança do neném ao sair da maternidade.
Quarto do Bebê
No fim do oitavo mês é recomendável estar com o quarto do bebê pronto. Preze pelo conforto, praticidade e segurança na organização desse espaço da casa.
Descanso da Mamãe
Descanse bastante nesses meses finais, respeite o seu ritmo e trabalhe menos.
Mala da Maternidade
Deixe a mala da maternidade pronta, com as roupinhas do bebê já lavadas. Dessa forma, se o filhote vier prematuro, não vai pegar você de surpresa. Não se esqueça de já preparar sua própria mala também.
Sexo na Gravidez
A partir do segundo semestre de gestação, a disposição geralmente melhora. O desejo e o bom humor reaparecem e, você e seu parceiro tendem a ficar mais tranquilos com a certeza que a gravidez vingou e ao contrário do mito que muita gente fala por aí, a relação sexual não vai machucar o bebê.
Alimentação
Já a partir do segundo trimestre, com o crescimento do útero, o estômago fica mais achatado. Por esse motivo, não exagere nas refeições, você pode vomitar. Opte por fazer mais refeições por dia, comendo em menores quantidades. Evite frituras, temperos fortes e bebidas gasosas.
Exercício físico
Converse com o seu médico e peça indicações de exercícios leves. Caso não tenha sido praticante de exercícios físicos antes da gestação, esse não é o melhor momento para iniciar.
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.