Como você fala de dinheiro com seu filho? Veja 3 sugestões para facilitar essa árdua tarefa
Mamães e papais, se falar sobre dinheiro com seu pequeno é um bicho de sete cabeças, fique tranquilo. Hoje trouxemos algumas sugestões e informações para tornar esse momento construtivo e natural. Acompanhe com a gente!
Para iniciar, finanças é um tema que faz parte da noção de responsabilidade que a criança vai desenvolvendo em seu crescimento. Por muitas vezes é normal ter dúvidas sobre como e quando abordar o assunto. A boa notícia é que bem novinhos, lá por volta de três anos, as crianças já apresentam capacidade de começar a lidar com o dinheiro.
Antes de entrarmos mesmo nas dicas, vale ressaltar que você é a principal fonte de aprendizado para seu filho. Sim, as crianças ficam de olho no seu comportamento e costumam seguir o exemplo. Não vai adiantar você falar sobre economizar, se não tem o hábito de poupar.
Outro ponto a se ensinar desde cedo é o real valor do dinheiro. É mostrar à criança que a velha e verdadeira máxima “dinheiro não é tudo”. Ela precisa entender e conseguir enxergar o valor e a importância das boas relações, dos sentimentos e de outras coisas que não são compradas, não é mesmo?
Então, vamos lá!
- Quando começar: a partir do momento em que a criança inicia o entendimento dos números e começa a contar, já se pode entrar no assunto. É muito importante usar linguagem e recursos compatíveis com a maturidade de seu filho. Assim a conversa sai natural e é mais fácil de ser assimilada por ele. Nesta matéria do Estadão, a Educadora Financeira, especializada em crianças, Cassia D’Aquino fala sobre essas fases e traz mais algumas ideias para tratar o tema: https://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,10-ideias-para-falar-sobre-dinheiro-com-os-filhos,1778095
- Dê a ele autonomia, mas ajude no planejamento: mostre ao seu filho que você confia nele e que ele tem capacidade de usar corretamente o próprio dinheiro. Conversem sobre como ele pode se organizar, dê recursos e exemplos. À medida que a criança vai tomando consciência de sua responsabilidade, a autonomia vai aumentando.
- Policie o que você diz perto dele: meninas e meninos já são bastante curiosos e como bem sabemos, estão atentos a cada movimento dos pais. Você também deve prestar muita atenção ao que diz sobre contas, despesas, orçamento em geral, para não cair em contradição e principalmente para não “desorientar” a criança. Neste artigo o Infomoney dá três sugestões do que não fazer, veja só: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/5191564/coisas-sobre-dinheiro-que-voce-diz-perto-criancas-deve-parar
E para aprender com diversão...
Invista um tempo em joguinhos, vídeos divertidos e livros que falem sobre educação financeira para crianças. Isso vai contribuir para despertar o interesse do seu filho pelo assunto e fará com que o aprendizado seja agradável e divertido. No site do Itaú você encontra dois livros infantis – disponíveis para download – confira aqui: https://ww2.itau.com.br/hotsites/itau/usoconsciente_14/dinheiro-e-criancas/index.html
Gostou das dicas? Conte para a gente como você faz em sua casa e continue acompanhando o Sem Choro. Cadastre-se abaixo e receba artigos, dicas de lojas e entretenimento.