Barquinho de Papel | Escola Infantil | Portal Sem Choro

Barquinho de Papel

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O Barquinho

Conheça um pouco sobre a nossa História.

A escola infantil O Barquinho nasceu em 1982 com o nome de CENPI-DIBS- CENTRO PSICO-PEDAGÓGICO INFANTIL DIBS. Uma referência ao livro DIBS, EM BUSCA DE SI MESMO, da autora Virgínia Axline. O livro conta a luta do garoto Dibs, um menininho muito especial que só precisava de amor e compreensão para ser feliz.

Naquele ano, Elaine e Cecília, as duas fundadoras da escola, concluíram o curso de Psicologia e passaram a se dedicar integralmente à construção de uma escola que atendesse crianças bem pequeninas. Uma escola que retratasse a crença de que escola infantil deve ser um lugar de aprendizagem, crescimento, socialização, de ser feliz e de se construir um mundo melhor.

A escola funcionou inicialmente à Rua Japão, na Barroca, durante 6 anos. Em 1988, a escola amplia o seu espaço e se muda para a Rua Rio Negro, 938, ainda na Barroca. Isso resultou na necessidade de uma mudança também do nome, em função da mudança de objetivos e propostas mais amplas. Claro que essa mudança teve a participação maciça dos pais, da criançada e de todos os funcionários. O nome escolhido foi BARQUINHO DE PAPEL através de votação.

Foi em 1997 que a escola transferiu sua sede para o bairro Prado, à rua Rio Negro, 555. Continuamos todo o processo de educação, até o ano de 2006, quando então teve a chance de um espaço mais aconchegante e harmonioso onde funciona até hoje.

Nossa escola é e sempre foi na comunidade um marco de referência na educação infantil.

Proposta Pedagógica

Nosso trabalho visa a educação centrada na criança.

A apropriação dos conhecimentos se faz de forma lúdica, caracterizada por princípios que caracterizam as habilidades das crianças, levando-se em consideração suas potencialidades em termos de Inteligência e cognição.

Fundamentadas na teoria sócio-interacionista com enfoque na pedagogia de projetos. Investimos na formação integral das crianças, privilegiando sua autonomia, independência, criatividade, responsabilidade, respeitando sobretudo a identidade pessoal de cada uma. Asseguramos a igualdade de tratamento, respeito às diferenças e liberdade de expressão.

Valorizamos no cotidiano pedagógico, as experiências e os saberes, garantindo a elas a socialização adequada e coerente com as demandas de cada faixa etária. Aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser e conviver, transformando os aspectos materiais em aspectos formadores.

Adotamos uma proposta educacional compatível com a demanda de nossas crianças, numa abordagem significativa e contextualizada.