Escola Gaivotas | Ensino Infantil BH | Portal Sem Choro

Escola Gaivotas

Seja a(o) primeira(o) a avaliar

História da Escola Gaivotas

Educar é desenvolver, cultivar, fazer brotar e conduzir a criança à consciência ética.

Com esse pensamento, em 1985, nasceu a Escola Gaivotas de Educação Infantil. A escola foi criada em BH pelas pedagogas Patrícia Carneiro Mangualde e Renata Gazzinelli.

A ideia era manter um espaço educativo para atender às necessidades das famílias. Estendendo ao máximo o tempo de permanência das crianças na escola e ampliando a idade de atendimento para, posteriormente, implantar a classe de alfabetização aos 6 anos.

De 1985 a 1994, a escola funcionou na Rua Guilherme de Almeida nº 345. Devido à necessidade de expansão, mudou-se para a Rua Matipó nº 427, ambas no Santo Antônio.

Com o aumento gradativo do número de alunos, em 2000 a Gaivotas precisou ampliar suas instalações anexando outro imóvel conjugado ao do endereço atual.

Da mesma forma que foi sentida a necessidade de ampliar seu espaço físico e adequá-lo à realidade socioeconômica da comunidade em que atua, a equipe pedagógica da escola também começou a se movimentar.

Com o passar do tempo, atualizou sua prática pedagógica ao conceito mais dinâmico e capaz da educação infantil. Uma das primeiras mudanças significativas desse processo foi abandonar a terminologia “Pré-escola” e “Jardim de Infância”.  A segunda foi capacitar os professores para atuarem de acordo com essa nova proposta.

A partir de 1998, a Escola Gaivotas aderiu, de uma maneira responsável e sensata, à Pedagogia de Projetos. Para dar suporte à implantação da nova metodologia de trabalho, contratou uma Coordenadora Pedagógica.

Através de encontros diários com professores, essa profissional forneceu subsídios significativos para que todos pudessem estar habilitados para atender às necessidades atuais.

Buscado cada vez mais aprimorar a qualidade de ensino, a Escola Gaivotas contratou também os serviços de uma Assessora Pedagógica, dando suporte à coordenação já existente. A partir dessa iniciativa, os frutos têm sido colhidos com muito mais eficácia.