Sem Choro | Escola Infantil Miudinhos

Desde 1982, A Escola Miudinhos tem como especialidade a Educação Infantil.
A proposta pedagógica da escola tem na educação e no cuidado um binômio indissociável e foi construída com base na Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner, 1982), na Pedagogia de Projetos e nos estudos de Wallon, Piaget, Vigotsky e Emília Ferreiro sobre a aprendizagem da criança e seu desenvolvimento biológico, emocional e cognitivo.

O espaço físico e a proposta pedagógica da escola foram concebidos a partir das necessidades e especificidades da criança pequena, compreendendo que, para ela, conhecer o mundo envolve a fantasia, o brincar e o movimento. Em três pátios amplos, as crianças brincam, correm, pulam e desenvolvem.

Nesses espaços privilegiados, os alunos têm um contato diário com plantas e animais e aprendem a conviver e respeitar a natureza. Neles, podem escolher entre a pista de velotrol, o tanque de areia, a quadra, a casinha, o palco e a horta. É também nos pátios que acontecem os disputados banhos de piscina e as brincadeiras com água.

A escola possui um berçário e cinco salas de aula. Cada etapa da educação infantil tem um número limitado de alunos, o que possibilita o respeito e a valorização do ritmo de cada criança e de suas características pessoais. Também há um espaço multimídia onde as crianças podem ter acesso a recursos de vídeo e informática.

 

PROPOSTA EDUCACIONAL

Em todos os espaços da escola (pátios e salas de aula), e nas várias excursões programadas durante o ano, a curiosidade da criança é constantemente estimulada. São criadas oportunidades de observação e exploração do mundo natural e social, levando o aluno a formular perguntas e imaginar soluções para resolver os desafios propostos, manifestando opiniões sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando ideias e, dessa forma, desenvolvendo uma relação prazerosa com a aprendizagem.