O Museu de História Natural da UFMG | Museu BH | Portal Sem Choro

Museu de História Natural da UFMG

Seja a(o) primeira(o) a avaliar

O Museu de História Natural da UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG) está instalado em uma área com aproximadamente 600.000 m², possui vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reuni, além das nativas, espécies exóticas.

O Museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.

Integrando as áreas citadas também podem ser mencionados livros e periódicos, nacionais e estrangeiros, que se encontram na biblioteca do MHNJB/UFMG, assim como um expressivo conjunto de fotos e de documentos do museu, incluindo aqueles relativos ao Presépio do Pipiripau. Parte desse acervo encontra-se exposto e pode ser visitado.

O museu dispõe ainda de um auditório, de um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial.

 

ACERVO

Os acervos do MHNJB são importantes por compreenderem peças de grande valor científico, acrescido em muitas pelo valor histórico. O conjunto é formado por aproximadamente 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia e Arte Popular. Ainda como parte desse conjunto e envolvendo as áreas citadas podem ser mencionados 3.750 livros e 19.134 números de periódicos, nacionais e estrangeiros, que se encontram na biblioteca do MHNJB, assim como um expressivo conjunto de fotos e de documentos do museu, incluindo aqueles relativos ao Presépio do Pipiripau.

O acervo é segmentado em:
• Arqueologia

• Arte Popular

• Botânica

• Cartografia

• Etnografia

• Geologia

•Paleontologia

• Zoologia

 

VISITA

Público Espontâneo

Para esses visitantes são oferecidas opções de atividades que envolvem desde visitas auto-guiadas por trilhas recomendadas e exposições até ações mediadas e eventos.

O Museu está aberto para o público espontâneo por meio de agendamento prévio, pelo telefone: (31) 3409-7650.

Todos os dias

Entrada: R$ 6 (Pede-se levar o dinheiro trocado)

 

Escolas

Esse segmento de público é formado por instituições de ensino públicas e privadas, envolvendo desde a Educação Básica até a Superior.

De Terça a sábado

Duração: 2h30

Valor: Consultar (Ações Educativas.)

É necessário realizar o agendamento com antecedência por ação escolhida.

 

Grupo

Esse segmento de público é formado por instituições não escolares, para o qual são oferecidas opções de ações educativas ou eventos. O responsável pelo grupo deve acessar Ações Educativas ou Eventos e realizar o agendamento nas atividades disponíveis para esse segmento, onde também poderá obter informações sobre disponibilidade e valores.

De Terça a sábado.