Além disso, realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes.
Localizado na região norte de Belo Horizonte, o Parque Lagoa do Nado está entre os bairros Planalto e Itapuã, o Parque possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e foi implantado em 1994. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que desagua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco.
Uma grande movimentação de mercadores vindo do Norte de Minas e do estado da Bahia, usavam como rota comercial o distrito de Venda Nova com destino a Sabará, Curral Del Rey e o Rio de Janeiro. Ao passarem pelas margens do riacho de águas quase cristalinas, banhavam-se e deram o nome de Córrego do Nado.
A área do Parque, até a década de 60, era um pedaço da Fazenda do ex-prefeito da capital, Américo Renné Giannetti e o uso de todo esse espaço era somente da família. Com a urbanização dos bairros ao redor, a Fazenda Janete, como era conhecida foi sendo deixada de lado pela família e ocupada pelas crianças e jovens da região que usavam-na para brincar.
Nesta época, o uso da área era restrito à família e aos seus amigos. Com a ocupação dos bairros e a chegada da urbanização na década de 60, a Fazendinha Janete, como era chamada localmente foi caindo no abandono até que, no início dos anos 70, crianças e jovens da região começaram a utilizá-la como área para recreação e lazer.
Somente em 1973 iniciou uma conversa sobre a construção de um parque no local. Em 81, um decreto desapropriou a área, tendo como destino, a construção de um conjunto residencial. Uma lei municipal de 1984 autorizou a compra do terreno, mas foi somente em 1994 que o parque foi inaugurado com a infra estrutura dos tempos atuais e pode cumprir o objetivo inicial.
(Fonte: PBH e lagoadonado.blogspot.com.br)
Será construído um dos primeiros jardins de chuva da Cidade de BH no Parque Lagoa do Nado! Entrem em contato e venham conhecer o projeto! Organização: ICLEI, Prefeitura de Belo Horizonte, CBC, Gov-MG, Guajava, GEASA, Labverde e Be parametric Financiamento: BMU Projeto técnico de Arquitetura e Urbanismo: Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo Projeto técnico de Engenharia: GEASA Implantação: Piso Verde
7º GEARPE DOM CLAUDIO DE WINDSOR – PENTAGRAMA – E-MAIL: [email protected] PAI DO ZION= MELHOR POSSÍVEL É O NOSSO LEMA !..