Parque Roberto Burle Marx | Parque das Águas | Parque BH | Sem Choro

Parque Roberto Burle Marx

Seja a(o) primeira(o) a avaliar

Mais conhecido como Parque das Águas, o Parque Roberto Burle Marx, é uma conquista da comunidade do Barreiro.

Inaugurado em 1994, a área de aproximadamente 170 mil m² já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor” – alojamento para crianças e adolescentes em risco social. Inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral, o Parque faz limite com a reserva de proteção do manancial Barreiro. Nele, pode-se encontrar um pequeno lago e diversas nascentes que formam o Córrego do Clemente, afluente do ribeirão Arrudas que integra a bacia do rio São Francisco.??Sua vegetação é típica do Cerrado, com formações de campo Cerrado e mata ciliar. Dentre as espécies de mata ciliar estão: canelas, copaíbas, jacarés, ingás e jatobás. Há também espécies típicas de transição entre o Cerrado e Mata Atlântica, como o barbatimão, o pequi, pau pereira e canela de ema.

O Parque também possui um jardim com mais de 100 espécies de plantas medicinais, como hortelã, capim cidreira, camomila, babosa, confrei, alfavaca, funcho, alcânfor, boldo etc.??A fauna do Parque é composta por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, sanhaços, garrinchas, corujas, saracuras, gambás e micos-estrela, que podem ser vistos em passeios pelas trilhas.

Diversas escolas e instituições utilizam o Parque das Águas para a realização de eventos, projetos culturais, sociais e de pesquisa científica (escoteiros, grupos de terceira idade, ginástica e yoga).

(Fonte: PBH)