A Psicopedagogia é uma área de conhecimento que tem como objetivo auxiliar os processos que permeiam a capacidade de aprendizagem em todas as fases da vida.
Professora de Língua Portuguesa e Literatura – UNB
Mestra em Educação pela UNINCOR
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FEPESMG
Mediadora de Modificabilidade Cognitiva I e II
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia MG
Associado Titular ABPp Nacional
Contato: +55 (31) 98747 – 5131
Bióloga – PUC Minas 2004
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UEMG
Mestranda em Psicologia – UFMG
Mediadora de Modificabilidade Cognitiva Básico, I e II
Associado Titular ABPp Nacional
Autora da coluna “Lição de Casa”, do portal “Canguru – Criando Filhos em BH” (clique para ler os artigos)
Contato: +55 (31) 98685- 2179
Seja na criança, adolescente, adultos ou idosos, a Psicopedagogia tem contribuído de forma significativa para que as pessoas que se encontram com dificuldade de aprendizagem, transitória ou não, possam acessar seu processo criativo e encontrar assim mecanismos para superação destas dificuldades.
O profissional de psicopedagogia deve ter habilidade para identificar os possíveis entraves que obstruem a capacidade do sujeito de se relacionar de forma harmônica e proativa com sua modalidade de aprendizagem. Também é de suma importância que este profissional domine recursos psicopedagógicos para uma intervenção precisa.
Esta área de conhecimento pode ser executada no ambiente escolar ou na clínica, desde os anos iniciais até a pós-graduação. Pode ser exercida também em empresas, hospitais, em centros de educação para portadores de necessidades especiais, idosos e em quem deseja melhorar o seu desempenho cognitivo e estabelecer uma relação harmoniosa e produtiva com sua modalidade de aprendizagem.
O atendimento psicopedagógico clínico acontece a partir de uma hipótese diagnóstica e uma posterior proposta de intervenção psicopedagógica. No ambiente do consultório serão usadas ferramentas apropriadas para auxiliar na desobstrução dos entraves que impossibilitam o atendido em acessar sua capacidade criativa, sua autonomia e seus interesses de aprendizagem.