Não sei mais o que eu faço, meu filho não quer comer nada, o que eu faço? é uma das queixas que mais escuto dos pais.
Atualmente, a cada quarteirão vemos uns 10 tipos de junkfoods. No supermercado, os primeiros alimentos que nos deparamos são as guloseimas. Todo supermercado tem na entrada um freezer ou uma prateleira lotada de refrigerantes, chips e outras “besteiras”. Em casa somos bombardeados por propagandas de hambúrgueres, embutidos, sorvetes e diversos outros produtos do segmento.
Quando chega a hora das refeições, com a correria do dia a dia e a falta de tempo para fazer comida em casa, muitos pais acabam se rendendo às comidas industrializadas, de fácil preparo. Esse hábito se estabelece no núcleo familiar até começar a trazer danos para saúde dos membros e os mesmos decidirem dar um basta nessa situação.
Então pais, nesse momento a primeira coisa a se fazer é uma reflexão e levantarem as seguintes questões: O que seu filho não come? O que vocês gostariam que ele comesse? Por qual motivo ele comer o que vocês desejam é importante? Isso está causando algum dano à saúde dele? O que ele irá ganhar com esse novo hábito?
Logo de início eu digo: Alterar hábitos alimentares não é fácil, se manter no hábito será bem mais difícil do que continuar com os hábitos antigos, mas quando sabemos exatamente o que queremos e porque isso é importante, conseguimos buscar uma solução mais eficaz.
Algumas dicas para melhorar a alimentação do seu filho
- Como mudar os hábitos alimentares de uma criança que não come nenhum tipo de verdura, legume, fruta e não toma nenhum suco? Segue algumas dicas, para entrarem em ação:
- Primeiramente, converse com a criança sobre a real situação que está vivendo, se ela já está tendo algum problema com isso, mostre-a e pergunte como ela gostaria que fosse. Se não, mostre as consequências futuras e peça para listar os benefícios que ela possa ter hoje e futuramente com uma alimentação saudável;
- Nunca insistam que ela coma algo. Busquem formas de inserir um novo alimento na alimentação da criança a cada dia. Dê a ela opções, coloque em sua frente de 2 a 3 opções de saladas, frutas e peça que ela escolha a que estiver com vontade de experimentar naquele dia;
- Leve a criança à feira para estimular o contato com as frutas, verduras e a deixe escolher o que irá querer levar para comer na semana. Se possível, outra alternativa ainda melhor é construir uma hortinha e chama-la para te ajudar a cuidar e acompanhar cada etapa.
- Crie pequenos hábitos combinados com a criança e toda a família, por exemplo: “No café da manhã iremos todos tomar um suco ou comer uma fruta.” Curta esse momento, elogie-a sem excessividade, independente da quantidade de alimentos saudáveis que ela tenha comido naquele dia;
- Façam as refeições em família e dê exemplo. Do que adianta na hora do almoço os pais colocarem opções de beterraba, couve e cenoura se eles não comem nenhum dos alimentos? Então, se você pai, mãe, também está com a alimentação desregulada, aproveite esse momento para dizer que vocês estão juntos em busca de uma alimentação saudável;
- Pais ansiosos para que os filhos comam, acabam deixando isso perceptível e a criança acaba criando um bom motivo para isso tudo virar um jogo de recompensas. “Ok eu como isso, mas depois vocês me dão aquilo.”
Como anda a alimentação de seu filho? Tem algo que pode ser melhorado? Como você pode fazer isso?
Até a próxima e ótima semana a todos. 😉
Dani Dias, formada em Direito e em Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, especializada em Kids Coaching, Orientadora de pais e professores e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Contatos: Dani@danidiascoah.com.br • (31) 98344-2844| 99780-6632
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.