Conheça os benefícios e importância da meditação para as crianças.
Segundo especialistas, a meditação é pouco praticada entre as crianças, pois muitos pais acham que nessa idade elas não têm preocupações, responsabilidades e obrigações.
Em um mundo tão agitado, conectado e repleto de estímulos por todos os lados, ter um momento de paz e silêncio parece difícil para algumas pessoas. E é por isso que a meditação, prática milenar voltada para a concentração profunda e contato com o equilíbrio geral entre corpo e mente, ganha cada vez mais adeptos e ajuda também na prevenção e tratamento de várias doenças, melhora a atenção, a saúde física e a qualidade das relações familiares e profissionais. Excelente, não é? A boa notícia é que as crianças podem se beneficiar desse momento tanto quanto os adultos.
Para Ângela Maria Mendes Vargas, instrutora de meditação para crianças na Brahma Kumaris, a prática não é muito comum na infância, pois a maioria dos adultos acham que nessa idade seus filhos não tem preocupações, responsabilidades e obrigações.
“Se pararmos para pensar, questões como o bullying, o estresse causado pelo excesso de atividades, o uso de eletrônicos, a cobrança por resultados na escola e até mesmo problemas familiares, estão criando crianças ansiosas, com problemas de atenção, concentração e comportamento”, pontua Vargas.
Com quase 40 anos de atuação no Brasil, o Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris em Belo Horizonte iniciou oferece aulas de meditação para crianças há mais de 20 anos. O curso normalmente tem quatro aulas e acontece aos sábados, com duração de duas horas por encontro e o diferencial é que fazem um trabalho com os pais no mesmo horário, mas em outras salas.
“Não podemos ignorar a infância e encarar que a vida das crianças é perfeita. É por isso que nos mobilizamos para promover o curso para esse público. Na maioria das vezes, os pais priorizam outras coisas na vida dos filhos, como o inglês e esportes. Isso é importante, mas é necessário que as crianças também conheçam a arte do silêncio. O excesso de informações afasta nossos jovens dos seu mundo interior e isso é ruim, pois se tornam mais reativos à sociedade e não reflexivos”, explica.
Benefícios da meditação/yoga para crianças
Segundo Vargas, quando praticada regularmente, a meditação traz vários benefícios à criança.
“Entre os pontos positivos da meditação estão o combate ao estresse, alívio da ansiedade, melhoria do sono e da concentração, relaxamento físico e mental, diminuição dos sintomas de TDAH e ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva. O grande objetivo é fazer com que a criança entre em contato com ela mesma, abrindo um espaço para que ela possa parar, respirar e entender que existe um mundo de emoções e pensamentos dentro dela. Assim, conseguirá sentir e organizar esse mundo mental e emocional, reestabelecendo o equilíbrio e a conexão com quem ela realmente é”, argumenta.
A empreendedora Isabella Cristiane de Sousa Pereira, mãe do João Pedro de 8 anos, diz que várias coisas mudaram desde que começou a levar o filho para meditar.
“Com apenas três aulas, ele tem se comportado diferente em casa e na escola. Está mais tranquilo e quando algum coleguinha faz brincadeiras que não gosta, ele medita para não revidar. Ele já medita sozinho e adotou a prática antes do dever de casa, para melhorar a concentração”, conta Pereira. João relata sua experiência: “Estou muito feliz com as aulas de meditação, pois me ensinou a controlar a raiva. Se um amigo meu faz algo que não gosto, vou pro banheiro da escola, paro, penso e reflito sobre o que aconteceu. Estou me sentindo mais feliz, pois controlo meus sentimentos sem brigar com os colegas”.
Devagar e sempre
De acordo com Vargas, o grande problema é que as pessoas esperam resultados rápidos e muitas vezes não dão continuidade na prática.
“Muitos pais querem uma transformação imediata mas, assim como tudo que fazemos vida, a meditação exige treinamento. Outra coisa é que devemos considerar métodos diferentes de meditação para crianças. Apenas fechar os olhos, respirar e inspirar não é atrativo para elas. O lugar da meditação deve ser um ambiente mágico e lúdico, onde ela começa a acompanhar e se interessar cada vez mais. À medida em que a criança se familiariza e aprende a manter o foco, podemos aumentar o tempo e incorporar outras técnicas”, explica.
Brahma Kumaris
A Brahma Kumaris é um movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se por mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores como uma ONG internacional. A sede da Brahma Kumaris fica em Mount Abu, na Índia. Em âmbito nacional, as atividades são geralmente coordenadas por equipes locais, que se alinham com os princípios espirituais da Brahma Kumaris, operando de acordo com as leis locais. As atividades de interesse internacional são coordenadas por regiões a partir de escritórios situados em Londres, Moscou, Nairóbi, Nova York e Sydney.
O Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris em Belo Horizonte foi oficialmente inaugurado em 1991, embora existam atividades desde 1987. Conta com sede própria no bairro Nova Granada e tem cerca de 50 alunos que frequentam as atividades regularmente, além de muitos outros que se beneficiam de seus cursos, palestras e atividades. Possui também um Centro de Retiros na região da Serra do Cipó, em que são realizados cursos e seminários aos finais de semana. Desenvolve atividades voltadas para a promoção de qualidade de vida e dos valores humanos em várias áreas da sociedade.
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.