Mateus descobriu na arte da poesia que poderia levar alegria para sua família e mudar seu comportamento.
Hoje vou contar a história do pequeno Mateus Marinho. Um garoto de 8 anos, que mora no pequeno município de Óbidos do Pará.
Mateus não teve vida fácil e sofre preconceito e bullyng em sua comunidade.
Sua mãe é paciente psiquiátrica e sua Vó é deficiente visual.
Seu pai… não existe nem no papel.
Sua base familiar com suas devidas dificuldades refletiu na vida dele. Na escola e em casa seus problemas de comportamento traziam ainda mais dificuldades para a família. Sua Vó chegou a cogitar ir embora por não estar dando conta de educar o menino.
Mas Mateus sempre teve um coração muito bom. Só precisava de base. De guia.
E foi na arte que ele se encontrou. Para encarar essas dificuldades Mateus conheceu o Braulio Bessa, poeta cearense. E aqui vale um parênteses sobre a importância da representatividade. Mateus enxergou em Bráulio, seu conterrâneo do norte do país, seu semelhante. Seu par, seu irmão.
E ao recitar um poema para sua Vó ele descobriu que poderia faze-la sorrir ao invés de chorar. Talvez, o comportamento de antes era somente para chamar atenção e mandar o recado “ei, eu só sou uma criança, preciso de atenção”… e ele descobriu que podia ter essa atenção virando um poeta assim como Bráulio.
Sua história foi contada pelo Razões para Acreditar que fez uma vaquinha e agora a família vai poder comprar um casa nova e investir nos estudos do garoto. Muitos famosos mandaram msg pra ele inclusive o próprio Braulio.
Mateus tem a voz carregada de amor. Não deseja mal a ninguém como ele gosta de falar.
Com tão pouca idade já domina a arte de brincar com as palavras e tocar o coração de quem se ama. Mateus tem um Instagram onde compartilha seus poemas e seu dia a dia e postou a transformação visual que sua mãe passou também graças a vaquinha que foi feita. O texto no post chega a dar a impressão que foi outra pessoa que escreveu tamanha maturidade. Mas essa dúvida some assim que o ouvimos falar e recitar seus poemas…
Ouça (ou veja) esse episódio e ouça uma de suas poesias em sua própria voz.
Boa semana e Até semana que vem…
Fonte das imagens e da história: Razões Para Acreditar
Vinheta: Forever Yours
Assine nosso Feed e fique por dentro
_____________________________
_____________________________
Deixe seu comentário abaixo. O que você achou desse episódio? E para os próximos? Qual assunto você acha interessante abordar? Quero te ouvir, diz aí, sem choro!