Rick Chesther, sem nenhuma formação acadêmica fez um vídeo simples ensinando pessoas como ganhar dinheiro vendendo água. Em menos de 6 meses ele estava palestrando em Havard.
Rick sempre ouviu do pai a lei da semeadura: Plante o bem e você vai colher o bem. Para ajudar a família, ele começou a plantar e vender verduras. Cresceu e passou a trabalhar com o pai como servente de pedreiro e, durante um tempo, foi camelô em Belo Horizonte também.
A história do Rick é muito parecida com a do João, da Ana, do José e da Renata. Milhões de pessoas que nascem em ambientes e famílias mais humildes e vão crescendo cheias de responsabilidades e vendendo o almoço para comprar a janta. Sem muita perspectiva.
Mas Rick sempre teve uma comunicação muito diferenciada e sabia que seu destino tinha algo reservado pra ele.
Em 2017 Rick se mudou para o Rio de Janeiro com passagem só de ida. Ficou hospedado na casa de uma amiga e depois de alguns meses sem arrumar emprego, ele resolveu vender água na praia. Alguns dias de baixas vendas não o desanimaram. O velho ensinamento de sei pai não o deixava desanimar: “Plante o bem para colher o bem”.
Rick já tinha muitos pensamentos e estratégias de um empreendedor nato. Ele ainda não tinha ideia do que era isso. Só fazia. E o negócio da água começou a dar certo.
Usava um isopor e a camisa com as cores da Mangueira para diferenciar do restante dos vendedores. Seu número de Whatsapp, para pedidos de quem estava na praia era distribuído com agilidade. E ainda dava dicas de turismo para os visitantes.
Obviamente ele se destacava e em pouco tempo ele já estava conseguindo bancar sua própria moradia e fazendo planos de crescimento.
Começou a ler e descobrir que tudo que ele já fazia tinha um nome: Empreender. Era ano de eleição e a crise no Brasil já era conversa de mesa de bar. Ou melhor, Conversa de canga na areia. E de tanto ouvir essa história, Rick gravou um vídeo ensinando como ganhar dinheiro vendendo água e finalizou: “vender água não é pra você? Então a crise não está no Brasil. Está dentro de você”.
O vídeo ganhou o mundo e chamou atenção do empresário Flávio Augusto que além de várias empresas de sucesso é autor do Livro Geração de Valor. Flávio compartilhou o vídeo em seu Instagram e pediu para que se alguém o conhecesse, avisasse que queria conhecê-lo.
Em poucas semanas eles se conheceram e a vida do Rick já tinha mudado. Ele mal conseguia vender água na praia porque todos queriam falar com ele.
Ele escreveu o livro autobiográfico chamado Pega a Visão, um jargão que ele criou em seus videos; virou palestrante e consultor empresarial e, em menos de 6 meses, como mencionei no começo do episódio, estava palestrando em Havard!
Rick alcançou voos que talvez ele não imaginasse que iria alcançar. Tudo por causa de um vídeo que viralizou.
“Pura sorte” dirão alguns.
“Com o Flávio Augusto de Padrinho até eu”… dirão outros mais invejosos.
Mas na verdade não foi por causa de um vídeo que viralizou que ele chegou onde chegou. O vídeo foi apenas a mensagem. Ele chegou onde chegou por causa do mensageiro. Por ser quem é. Por plantar. Por ter um grande talento em oratória, persistência, uma história incrível. Ele plantou a vida inteira e o vídeo foi uma espécie de mensagem da vida dizendo: “O dia da colheita chegou”.
Pegou a visão?
Você conhece alguma história incrível que pode inspirar outras pessoas? Manda pra cá que virá podcast.
Abraço, até semana que vem, tchau
Vinheta: Forever Yours
Assine nosso Feed e fique por dentro
_____________________________
_____________________________
Deixe seu comentário abaixo. O que você achou desse episódio? E para os próximos? Qual assunto você acha interessante abordar? Quero te ouvir, diz aí, sem choro!