Muito se discute sobre qual a melhor idade para uma criança começar a aprender inglês. Surgem questionamentos como: será que o inglês pode sobrecarregar a criança ou gerar confusão e dificuldades com a língua materna.
Porém ainda não existe nenhuma contraindicação em relação à educação bilíngue. Na verdade o que se sabe é que existem muitas vantagens ao iniciar o aprendizado bem cedo.
Aprender inglês quando criança tem mais benefícios porque nos primeiros meses de idade, o bebê tem um circuito neural voltado à compreensão da linguagem mais aguçado, que lhe permite atingir os primeiros mecanismos do idioma sem os vícios da linguagem e/ou sotaques, que normalmente são adquiridos se não forem observados corretamente.
Além disso, as crianças aguçam a compreensão auditiva e tornam-se capazes de distinguir sons semelhantes, como no inglês, bed (cama) e bad (mau). Só de ouvir, elas já vão absorver a língua, assim como fazem com o português.
Esse processo é explicado pois entre os 6 meses a 11 anos de uma criança, há uma maior sensibilidade nas janela de oportunidade, devido a maior capacidade de neuroplasticidade ou seja, os circuitos de linguagem estão se formando e os neurônios estimulados, fazem novas conexões (sinapses).
Como essa sensibilidade vai diminuindo com o passar dos anos, se bem estimulados na fase inicial, é possível aumentar a sua resistência e capacidade.
As janelas de oportunidades são períodos em que a aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de aptidões e competências se faz de modo mais facilitado. As bases da aprendizagem são alicerçadas nos primeiros anos de vida e são essenciais para o desenvolvimento humano apresentando períodos sensíveis.
O SEGREDO PARA APRENDER INGLÊS
As janelas de oportunidades passam por fases e variações, manifestando-se de diferentes maneiras em cada criança. Entretanto, a parte que é comum em todas é do desenvolvimento da fala antes da escrita.
Porém no Brasil, várias escolas de inglês utilizam, em seu método, um processo de ensino focado em linguagem escrita e só depois, no terceiro ou último módulo, passam à conversação. Imagine você viajando para outro país, o que se faz primeiramente necessário? Conversar e se comunicar ou escrever ou ler qualquer coisa?
Pensando nessa premência, a Pingu’s English School estudou profundamente o processo de aprendizagem de uma nova língua e toda a evolução das crianças, e entendeu as necessidades de cada idade, começando a ensinar inglês para crianças de 2 anos e respeitando o seu crescimento junto com a língua nativa. Ela procura primeiro fazer a associação das cores, dos objetos, dos verbos e ações através do personagem Pingu’s e sua família. Assim a criança aprende por meio de associações e não por traduções.
A Pingus’s se preocupa em estimular a criança para que tenha autoconfiança e, assim, desenvolva habilidades na língua inglesa, respeitando sempre a individualidade e o ritmo de cada um. O conteúdo é completo, abordando as principais habilidades: fala(speaking), leitura(reading), escrita(writing) e audição(listening) e faz com que o aluno desenvolva a capacidade de estruturar frases em vez de falar palavras soltas.
Todas as crianças que se inscrevem com o Pingu’s English recebem uma ampla seleção de recursos de aprendizado para ajudar a levar sua educação para o próximo nível. Os professores são bilíngues, altamente qualificados e dedicados a ensinar, observando constantemente os alunos, para que o aprendizado e o desenvolvimento sejam progressivos.
O modelo é tão versátil que a Pingu’s English School, que possui sede na Irlanda, já está estabelecida em mais de 30 países e sua metodologia ainda está sendo utilizada em grandes instituições de ensino e creches infantis, a escritórios e centros comerciais.
Além dos materiais, as aulas são divididas em módulos e para se aproximar ainda mais do dia-a-dia das crianças, oficinas especiais fazem parte de todo o processo. Oferece um ambiente de aprendizado seguro, moderno, convidativo e descontraído que proporciona ao estudante a vontade de estar na escola. Uma das aulas que fazemos mais sucesso é a Cooking Class, quando as crianças literalmente colocam a mão na massa para fazerem diversas comidas. Datas comemorativas são exploradas de formas construtivas e o Halloween é a festa mais esperada do ano!
_____
Faço um convite a todos os pais, conheçam a Pingu’s English School BH e se encantem com a metodologia e o espaço!
As matrículas estão abertas com ótimas promoções para os pais.
https://www.pingusenglishbh.com.br/matricula
_____
Débora Calais
Diretora da Pingu’s English Belo Horizonte