Como conciliar o trabalho home Office, a escola e as demandas de atenção das crianças na quarentena”
Olá Papai e Mamãe,
Como vocês estão nesse período de quarentena?
Aqui em BH, passamos de um mês de isolamento social e quando tudo isso começou muito pais ficaram perdidos, desorientados sobre como lidar com os pequenos em casa, e esse será o nosso tema desse mês.
“Como conciliar o trabalho home Office com a demanda de atenção do meu filho nesse momento?” “Me dê dicas de atividades para fazer com meu filho nesse período.” “E as atividades do colégio? Como fazê-lo concentrar?” Essas foram algumas perguntas que eu recebi e neste texto vou falar sobre elas. Outra situação muito comum nesse período são pais estressados, cansados; crianças ansiosas, agitadas… Isso tem acontecido por aí? Vamos falar sobre isso também.
Estamos vivendo um momento de incertezas, inseguranças, e por isso é normal nos sentirmos ansiosos, com medo, estressados… E é comum que as crianças fiquem agitadas, ansiosas, entediadas, frustradas…
Primeiro ponto é entender que você é o adulto nesta situação, sendo assim você deve manter o controle para passar segurança ao seu filho, mesmo porque você tem mais recursos cognitivos para entender a situação que estamos passando e com isso as suas ferramentas para lidar com essa situação são maiores.
Criar Rotina é fundamental
Neste momento criar uma rotina é fundamental, principalmente para os pequenos. A forma de trabalhar, de nos relacionar, até a forma de estudar mudou, então é preciso criar uma nova rotina que se adapte a essa nova realidade. Sem rotina tudo fica mais caótico para os pequenos, eles querem saber a todo momento o que irão fazer, qual será a próxima atividade, o que irão fazer amanhã, quando poderão sair de casa, e por aí vai. Então além de criar uma rotina, é importante explicar o que está acontecendo, respeitando a idade e entendimento do seu pequeno.
Ainda sobre a rotina, é importante lembrarmos que essa situação é provisória, daqui a algum tempo poderemos sair de casa, as aulas no colégio irão voltar, as atividades extracurriculares, e quanto mais os pequenos conseguirem manter sua rotina, mais fácil será a sua adaptação quando o isolamento acabar. Essa rotina não precisa ser composta por inúmeras atividades estruturadas, você pode convidá-lo a ajudar a preparar o almoço, ou organizar o quarto, separar alguns brinquedos para doação, por exemplo. E haverá momentos em que a criança não terá nada para fazer, e está tudo bem também. Eles podem ficar irritados, frustrados, mas esses sentimentos fazem parte da vida e aprender a lidar com o tédio também é importante. Inclusive tem texto aqui no blog que fala sobre o Tédio Infantil.
Esse é um momento em que vocês serão mais exigidos pelas crianças. Elas estão mais estressadas, vocês são a referência delas e elas exigirão mais demanda emocional, é preciso estar preparado para isso. Entenda também que em algum momento vocês podem perder a calma e a paciência, e isso é normal, vocês são humanos. Mas ainda assim vocês são adultos e têm mais condições de entenderem a situação do que os pequenos. Aproveitem esse momento para trabalhar a empatia com eles.
Para vocês que estão trabalhando em casa, não se cobre ter a mesma produtividade que teriam se estivessem na empresa, e mesmo que você já faça home Office há algum tempo, entenda que a situação que estamos vivendo é diferente. Respeite seu limite e faça o que seja possível dentro da situação que você tem. Isso vale também para a concentração dos pequenos nas atividades escolares, não cobrem deles foco total a todo o momento. É uma situação atípica e precisará de tempo, paciência e disciplina para essa adaptação.
Agora, preste atenção. Esse é também um momento de introspecção, um momento de frear o ritmo acelerado que antes você tinha de entrega de trabalho, de não prestar atenção nas pessoas, na sua casa, na sua família, para poder fazer o contrário. Tudo que está acontecendo na sua casa hoje já estava aí, mas com uma rotina maçante, onde cada um saía, tinha seus horários e atividades programadas, quase não passavam tempo juntos, isso ficava escondido, passava despercebido. Com essa necessidade de ficar em casa, tudo fica maior, mais intenso, a situação faz você encarar a realidade.
Momento de cuidar da família
Aproveite esse momento para cuidar. Cuidar das pessoas, da sua família, dos seus filhos, daquilo que é importante para você. O momento de crise sempre nos leva a um limite, mas são situações como essas que também podem nos levar a encontrar as melhores ferramentas para lidar com nossas emoções e nos reconectar com o que é importante.
Espero que esse texto lhe ajude a passar por esse momento e a refletir sobre o momento que estamos passando.
Vou deixar aqui dois infográficos para vocês baixarem (clique na imagem abaixo para baixar) e que pode ajudá-los nesse momento. Um sobre atividades que as crianças podem fazer em casa de acordo com a idade e outro sobre brincadeiras para serem feitas com os pequenos em cada cômodo da casa. Espero que seja útil e se tiverem alguma dúvida, pergunta, ou sugestão de tema pode deixar aqui nos comentários.
Um beijo e até a próxima!
_________
Amanda Ferraz, psicóloga infantil, graduada pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – MG, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iseib de Belo Horizonte, Tutora EaD, Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Psicóloga da Rede Psicoterapias. Em BH atua na clínica com atendimento para crianças, adolescentes, além de orientar e ministra palestras e cursos para pais.
Contato: amandafoliveira1@gmail.com • +55 (31) 97553-1837
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.