Nem sempre é comum a visão paterna sobre a gravidez. Mas, já posso avaliar que os 9 meses de gestação foram muito bons. Tudo tem dado muito certo e a Bela, ao contrário de tantas intensivistas, não entrou em trabalho de parto precocemente. Pelo contrário – Marcelo está gostando da barriga.
Essa semana é 39ª de gestação. Reta final de gravidez.
A caminhada é sempre longa. Passa rápido, mas é longa. Muita gente me diz: “Pra você já não é novidade. A Bela deve estar mais ansiosa.”
Ela mesma tem um sentimento um pouco de frustração pelo fato de não ser nada novo pra mim.
Ok. Eu já passei por isso. Mas é tudo tão diferente hoje que, para mim, é sim uma grande novidade.
Eu havia morado junto com a mãe biológica do João durante um ano e certa vez, assim que havia casado com a Bebela, um amigo me disse:
– Ahh mas para você não é novidade, você já foi casado.
– Eu não fui casado. E é tudo muito diferente sim. O casamento é um marco. Nunca tive a sensação de família como tenho agora.- Respondi.
– Mas é a mesma coisa! – Ele retrucou.
– Você já morou com alguém sem estar casado?
– Não.
– Então de onde vem esse “É a mesma coisa?”
A gente tem mania de achar que entendemos certas situações das quais nunca tivemos uma experiência.
Novidades na gravidez
Essa gestação foi planejada. Isso já é uma grande novidade. Sem falar na minha idade e maturidade consequentes do tempo que passou.
Sem dúvida nenhuma, não é “tudo novo”, como se fosse o primeiro filho. Mas tenho minhas surpresas. A sensação é completamente nova. A ansiedade predomina ao invés do medo. A preparação e o conhecimento sobre a gravidez, de uma maneira geral, me deixam mais tranquilo e tudo foi feito como manda o figurino. No primeiro eu também achava que tínhamos feito tudo. Hoje, vejo que fizemos o básico do básico. E pude acompanhar e ver a transformação em que passou minha esposa no dia a dia. Isso é muito novo pra mim. Foi (acho que já posso falar no passado) transformador.
Até porque a insanidade da gestante não a atacou com todas suas forças. Quem acompanha esses 9 meses de perto sabe que devíamos ter o direito de sumir por motivos insalubres.
Mas, brincadeiras a parte, mesmo correndo muito risco, é nosso papel dar apoio e ser compreensivo durante esse período. Afinal, não temos nenhuma mudança física, nem enjôos, não ganhamos 20 kgs (alguns pais até engordam junto…) nem temos variações de humor por causas fisiológicas.
Então, nos resta estar ao lado. Sempre. Faça chuva, faça sol. Mesmo que a chuva seja um balde d`água que ela atirou em um momento de descontrole…
Ok. Parei com as piadas. Vou acabar assustando os pais de primeira viagem.
Voltando às sensações…
Eu descobri nessa gravidez coisas sensacionais que eu nunca tinha escutado falar.
Massagens relaxantes para ajudar antes e durante a contração; massagem perinial para fortalecer a musculatura no caso do parto ser normal; fisioterapia para fortalecer a musculatura do abdómen; Conheci um peito por dentro. ? ?. Eu nunca tinha visto um peito por dentro. Na verdade nunca tive essa curiosidade. Graças a Consultoria de Amamentação da Mônica da Aconchegos Amamentação tive acesso a essas informações. Curiosidades a parte, foi bem interessante conhecer todo o processo da amamentação dentro do corpo da mulher.
E agora? Como será?
Confesso que estou com um pouco de medo do dia de amanhã. Meus primeiros 2 anos de vida paterna não foram nada fáceis. (já escrevi sobre o parto do João e a época do CTI).
Esses dias de luta me remetem a noites de insônia, exaustão, isolamento e incertezas. Todos esses sentimentos geram essa pontada de medo. Mas, procuro não pensar nisso hoje, pois o contexto é tão diferente que uma semelhança dos dois casos seria uma coincidência muito cruel com esse pai que vos escreve.
Só o fato de pensar que “vou ter ajuda” me tranquiliza um pouco. Minha esposa sempre quis ter um filho e consegui a façanha de dar dois: um de coração e um de barriga! Ela não estava presente no 1º ano do João e eu fazia praticamente tudo sozinho nesse período. Então, minha sensação é que seremos ainda mais parceiros.
Foi uma gravidez estranhamente “leve”.
Tirando algumas neuroses que todo médico tem e que a Bela não conseguiu evitar… não temos do que reclamar. Foi uma gravidez bem tranquila e o Marcelo cresce dentro dos padrões das semanas. A ansiedade toma conta de todos e agora sim, minha ficha começa a cair.
Vou ser pai. De novo. Dentro de alguns dias não nascerá apenas o Marcelo. Nascerá uma nova família. A única certeza que temos é que nada será como antes.
E meu recado pra ele é: Marcelo, vem com calma. Venha no seu tempo. Venha nos ensinar toda a pureza e sabedoria que só uma criança possui. Estamos te esperando.
Papai, Mamãe e João.
_____
Sou Rafa Andrade, fundador do Sem Choro, Empreendedor, Designer Gráfico e Web, Diretor da Agência iMAGON, pai “solteiro”* do João e do Marcelo (que está quase chegando).
*Criei o João sozinho até me casar com a mãe de criação e coração dele, a Bebela (como ele a apelidou).
Contato: rafael@semchoro.com.br
Quer receber novidades, promoções, crônicas, dicas… cadastre-se abaixo: