Em uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da USP foram identificadas três questões que realmente interferem na construção do tédio infantil.
Os três principais motivos listados foram:
- Agendas cheias de atividades extracurriculares;
- Presença constante de um adulto (pais, cuidadores, professores) com o intuito de orientar as ações das crianças;
- Uso excessivo de equipamentos eletrônicos.
Nos dias de hoje é visto com muita frequência pais relatando: “Meu filho faz judô, natação, futebol, inglês, aula de violão, fora a escolinha”.
A quantidade de crianças com excesso de atividades extracurriculares é enorme, e muitas dessas atividades não trazem o real prazer e alegria, pelo contrário, acabam sufocando e deixando a criança sob um nível de stress e cansaço altíssimo.
Os pais, com intuito de prepararem a criança para uma vida adulta próspera e bem estruturada, acabam criando uma mega agendinha para seus pequenos, e alguns acabam esquecendo de perguntar ao filho como ele se sente realizando aquelas atividades, e se teria outra atividade ou outra sugestão que o deixaria mais feliz. Crianças precisam de tempo livre para brincar sem compromisso de acertar, se divertir e desenvolver sua criatividade e autonomia.
Quando os pais decidirem procurar uma atividade para o filho é importante que essa escolha seja combinada e conversada com a criança e não apenas imposta a ela. A atividade não deve ser algo que force a criança ao aprendizado para algo que ela ainda não esteja preparada, mas que ajude a desenvolver suas habilidades e traga satisfação e autodescoberta.
A presença constante de um adulto (pais, cuidadores, professores), com o intuito de orientar as ações das crianças é outro fator que contribui para o Tédio Infantil.Uma criança deve ter sempre a sua segurança garantida por um adulto, mas isso não significa que o adulto deva estar ao seu lado, ativamente presente o tempo todo. A criança precisa saber lidar com os momentos em que ninguém pode brincar com ela ou dar atenção. Crianças estimuladas a criar, inventar suas brincadeiras e arriscar-se em suas ideias, com momentos de livre exploração do mundo, de contato com a natureza e com outras crianças ou mesmo ficando sozinhas, constroem o que é significativo para elas mesmas , conseguindo definir quais atividades farão com que se sintam melhores.
É muito diferente de uma criança que é o tempo todo orientada por um adulto, ao qual obedece e toma-o como sendo mais competente e pronto para lhe dizer o que fazer, o que pensar, o que sentir, o que ser. Os filhos que convivem com essa presença constante de adultos, em alguns anos sentirão grande dificuldade de tomarem decisões, como por exemplo, decidirem a carreira que irão seguir.
E por último, mas não menos importante, outro fator que contribui significantemente para o Tédio Infantil é o uso excessivo de equipamentos eletrônicos.
Hoje em dia, antes mesmo das crianças aprenderem a falar ou andar, aprendem a usar o celular, tablet, computador e diversos outros meios eletrônicos. Essa capacidade de rápida aprendizagem ajuda muito em seu desenvolvimento, no entanto, quando preferem ficar na frente de um computador a brincar com um colega, com seus brinquedos ou até mesmo sair de casa, esse quadro se complica!
Nesses casos, a criança se adentra cada vez mais no mundo virtual e chega um momento em que o desenho animado já não é mais legal porque já assistiu a todos, os joguinhos também não são mais tão interessantes, pois já conhece os jogos que tem, essa situação se transforma em uma busca implacável e sem sentido por algo novo dentro do universo dos eletrônicos.
Essa falta de vontade da criança de fazer outras coisas que não estejam nesse meio e de não conseguir mais encontrar algo diferente ali, gera um intenso desprazer e falta de entusiasmo em realizar coisas novas e ter novas ideias.
Pode-se evitar esse tipo de tédio com práticas simples, como:
- Definir um tempo para uso do equipamento eletrônico e combinar com a criança;
- Incentivá-la a desenvolver atividades, brincadeiras, histórias novas;
- Dar exemplos. As crianças se espelham em seus pais. Como um pai ou mãe irão falar para seu filho que ficar no tablet o dia todo faz mal e que ele deve procurar coisas novas para fazer, se eles mesmos ficam no tablet o tempo todo?
- Levá-los para passear: praças, parques, casa da vó, da tia, dos amigos e etc.
Como você pai| mãe tem lidado com essas três questões? O que consideram que no dia a dia de vocês precisa ser reavaliado ou quem sabe modificado para evitar o tédio do seu filho(a)?
Uma ótima semana a todos. Até a próxima! 😉
Dani Dias, formada em Direito e em Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, especializada em Kids Coaching, Orientadora de pais e professores e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Contatos: Dani@danidiascoah.com.br • (31) 983442844| 997806632
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