Afinal, o que é terror noturno?
Terror noturno é um episódio no qual a criança acorda repentinamente e age como se estivesse muito assustada. É comum apresentarem gritos, sudorese, agitação, olhos arregalados, coração acelerado e tentarem correr.
Ao tentar conversar com o pequeno, ele parece não estar percebendo sua presença e não responde ao chamado. Os episódios geralmente duram entre 10 a 20 minutos. Após esse tempo, a criança voltará a dormir. Diferentemente dos pesadelos, ela não se lembrará do que ocorreu durante a noite.
É mais comum entre 3 a 12 anos e ocorre mais frequentemente no primeiro terço da noite.
Apesar de assustador e de deixar os pais muito preocupados, o terror noturno é muito comum e, na maioria das vezes, não traz prejuízo algum para a criança.
O que fazer caso meu filho apresente um episódio de terror noturno?
É muito importante saber o que fazer caso seu filho apresente um episódio de terror noturno!
- O mais importante é não o deixar sozinho. Como a criança fica muito agitada, ela pode cair ou esbarrar em algum objeto e se machucar;
- Não tente acordar o pequeno durante o episódio. Esse erro é comum e só faz com que ele fique mais agitado e o episódio se prolongue;
- Garanta que seu filho está dormindo bem e seguindo uma boa rotina de sono. Crianças com privação de sono tendem a ter mais terrores noturnos;
- Antes de dormir, evite tarefas que deixem a criança estimulada, como brincadeiras agitadas ou assistir TV ou videogames.
Em caso de dúvidas, procure seu pediatra para que ele possa te auxiliar a diferenciar o terror noturno de outros distúrbios do sono que requerem tratamento específico.
______
Isabela Oliveira Cardoso Martins, médica pediatra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou sua residência médica em pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG. Além de atender na Primeiros Passos Clínica Pediátrica, atua também no Hospital Vila da Serra e No Hospital da UNIMED Unidade Contorno. Trabalha para garantir que seus pacientes cresçam com saúde. O seu atendimento é focado na prevenção. Acredita que as principais qualidades de um pediatra, além do conhecimento, é saber ouvir, ser paciente, gostar de ajudar e ser disponível.
Contato: Clínica Primeiros Passos • [email protected]
Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]