Meu filho pintou a parede. Seu filho, um dia, também pintará
Crônica, Paternidade
Meu filho pintou a parede, e agora?
_____
Um dia Sem Choro para todos.
Toda mãe e pai que se preze passou, passa (nesse instante) ou ainda vai passar por essa experiência de ver uma bela obra de arte na parede.
Antes ainda de ser pai, me encontrei com um colega de infância, desses que a gente vê pouco. Mas quando vê muda nosso astral. Rodrigo tem uma energia daquelas tão positivas que contagiam a gente só de trocar poucas palavras com ele.
Certo dia, trombamos em uma tarde perto da livraria onde ele trabalha e ele me contava as aventuras de ser pai. Seus olhos brilhavam. Dentre as peripécias de sua pequena, ele descreveu sua experiência com uma obra de arte e como as crianças são espertas. Muito espertas.
Ao chegar de um dia estressante de trabalho, Rodrigo, assim que abriu a porta da sala (de uma casa que era alugada), deparou com sua pequena com a mão no pincel. Já havia pintado tudo que é canto. Antes que ele pudesse ter algum tipo de explosão, xingar a filha, pegar o esfregão e mandar ela lavar ou qualquer reação natural de um pai que ficou bravo com uma ato bagunça do filho… a pequena (não me recordo o nome da artista), percebendo o silêncio que precedia o esporro saiu correndo de braço aberto, deu um abraço apertado no pai e disse: “Que saudade!”
Desarmou o coitado. “Me da esse pincel e vamos acabar de detonar essa parede.” foi o pensamento dele. A bagunça tava feita e ele ia ter que pintar a parede de qualquer maneira. Não havia melhor atitude a ser tomada. Esqueceu do stress do dia, se divertiu com a filha em um momento que será memorável pra ela.
Bom, eis que os anos se passaram e chegou a minha vez. E acredite, se o seu filho AINDA não fez isso, ele vai fazer. Nenhum pai merece passar impune. (rs).
Morava com minha mãe, e nesse fim de semana ela viajou para passar um feriado qualquer com meu pai, que morava no Rio de Janeiro. O ano era de 2011. Passamos, eu e João, o dia na rua. Festa, parque, aniversário… Foi um dia de muita atividade.
Ao chegar em casa, eu esgotado deitei e ele pediu pra ver “só um pouquinho” de TV. Preparei a cama pra ele deitar comigo, liguei a TV e deixei tudo pronto: “Quando acabar, desliga a TV e deita comigo”.
Mal sabia eu. Me lembro de acordar sonolento com ele subindo na cama com o dia um pouco claro. As 9h30, quando acordei de verdade, me lembrei dessa sensação dele ter ido dormir pela manhã e não consegui lembrar se seria um sonho…
Fui fazer um café, mas antes passei no banheiro que tinha a porta ao lado do quarto da minha mãe.
Percebi o chão todo sujo de preto!! Quando entro no quarto…não era só o chão. Chão, parede, cama e até a televisão estavam todas pintadas de giz preto.
Nessa hora tive a certeza que ele foi dormir pela manhã e passou a madrugada fazendo sua obra de arte.
Me lembrei da história do Rodrigo na mesma hora. Bom, agora Inês é morta. Só me resta mostrar pra ele que é errado e pelo menos tentar faze-lo limpar. Mas assumo que me diverti com “a minha vez”. Mas ele jamais poderia saber disso!
Deixei ele dormir mais e lá pelas 11h ele acordou e sentou na cama. Nessa hora percebi que ele também estava todo sujo de preto. Uma prova cabal do crime.
A primeira coisa que ele me disse foi:
– Pai, o que a gente vai fazer hoje?
– Vamos limpar o quarto da vovó. – respondo serenamente.
– Não fui eu. – ele retruca.
Não segurei o riso. “Como criança é inocente.” – pensei.
Entreguei o kit limpeza e mãos a obra. Pra minha completa surpresa, tinha lugares que ele nem alcançava. Como é possível? Criança consegue cada coisa…
Por fim, curioso perguntei, por que ele fez isso. O que pintou afinal.
– A pista do McQueen pai, não tá vendo não?
__________
Sou Rafael Andrade, fundador do Sem Choro, Empreendedor, Designer Gráfico e Web, Diretor da Agência Dom+Imago, pai do João ( e, futuramente, da Manuela ou do Marcelo) e pai solteiro até me casar com a mãe de criação e coração do João, a Bebela (como o João a apelidou).
contato: rafael@semchoro.com.br
Quer receber novidades, promoções, crônicas, dicas… cadastre-se abaixo: