Ateliê Aberto de Escultura
Oficinas
Endereço:
Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10 - Funcionários
Belo Horizonte/MG
Data: 04/03/2017 a 02/04/2017
Horarios:
Das 10h às 12h para crianças até 12 anos | Das 14h às 18h para maiores de 12 anos
Faixa etária: Livre
Valor da entrada: Atração Gratuita
Sites:
http://www.casafiat.com.br/
O Ateliê
A Casa Fiat de Cultura, por meio de seu Programa Educativo, realiza, entre os dias 4 de março e 2 de abril, o Ateliê Aberto de Escultura. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de experimentar e vivenciar alguns materiais, técnicas e práticas que fazem parte do universo da escultura. Os participantes poderão criar pequenas esculturas em sabão e concreto celular autoclavado para, assim, compreender melhor os processos de criação de objetos tridimensionais. As atividades do Ateliê Aberto são gratuitas e crianças e adultos podem participar.
A iniciativa tem como inspiração a exposição Prazer e morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, que fica aberta à visitação até o dia 2 de abril. A mostra apresenta duas esculturas em mármore, que retratam os corpos de um homem e de uma mulher, Proximus e Luxúria, respectivamente. O artista fez surgir de dois blocos de cinco toneladas, vindos da cidade italiana de Carrara, cada aspecto do corpo humano, tais como massas musculares, tendões, veias, cabelos e outras texturas, dando origem às obras em exposição.
Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, “a proposta é que as pessoas visitem a exposição e, no Ateliê Aberto, conheçam um pouco sobre o processo do artista para criação das obras, as ferramentas que ele utiliza para esculpir e, em seguida, explorem a técnica da escultura, por meio de materiais e ferramentas similares”.
O Ateliê Aberto de Escultura acontecerá sempre aos sábados e domingos: dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de março; e 1º e 2 de abril. Crianças de até 12 anos poderão esculpir sachês a partir de sabonetes, experimentando, também, memórias do tempo das vovós. Já os maiores de 12 anos, aprenderão a construir peças em blocos de concreto celular autoclavado. As vagas são limitadas a 15 pessoas por horário e não é necessária a inscrição. Todos os interessados deverão usar roupas confortáveis e adequadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais. As crianças menores de 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.
Horários:
Das 10h às 12h para crianças até 12 anos.
Das 14h às 18h para maiores de 12 anos.
Vagas limitadas a 15 pessoas por horário, não é necessária a inscrição.