Pequenos Mochileiros – Publieditorial
Cultura e Lazer, Desenvolvimento e Educação, Dicas, Publieditorial
O Pequenos Mochileiros é para aquelas crianças que gostam de viajar, imaginar, descobrir… mesmo sem sair de casa.
Há algumas semanas me encontrei com a Mariana Lara, criadora do Projeto Pequenos Mochileiros.
Era uma reunião para tratarmos de uma possível parceria no Clubinho. Como toda reunião, me preparo, estudo o parceiro e/ou cliente para entender melhor do negócio dele.
Conversamos durante quase duas horas no escritório dela e, além de bate papo sobre filhos, dificuldades, criação, etc… ela me mostrou o projeto. Tim tim por tim tim, como a gente fala aqui em Minas.
Durante todo esse bate papo eu senti uma energia muito boa desse projeto e de sua criadora. São muitos detalhes e cada ponto foi pensado e criado com muito carinho.
Hoje, ao escrever esse texto, sinto a mesma dificuldade em descrever o Pequenos Mochileiros que sinto ao descrever o Portal Sem Choro. Ambos são completos e amplos demais. Mas vou tentar, prometo.
O que é o Pequenos Mochileiros
É uma viagem pelo mundo. Dois irmãos (personagens fictícios), Anna Clara e Lucas viajam pelo mundo e, a cada país visitado, eles enviam para a criança várias histórias, curiosidades e informações sobre esses país visitados pela dupla.
Ao assinar o Pequenos Mochileiros (Associados do Clubinho tem desconto), a criança recebe seu primeiro kit. Esse Kit consiste em:
- Mala de Viagens
- Passaporte
- Mapa do Mundo
- Cartão de Embarque
- Álbum de Figurinhas
- Livro
Todo o material é muito didático e interativo. A criança preenche e brinca a medida que vão chegando as informações de cada país.
> Mala de Viagens: Para guardar com muito cuidado toda informação que você recebe ao longos dos meses. Aos poucos a mala vai enchendo com os livros e histórias de cada país visitado.
> Passaporte: A criança preenche o passaporte com seus dados, escreve algumas curiosidades e marca cada país visitado a medida que recebe suas informações que a Anna Clara e o Lucas enviam.
> Mapa do Mundo: Um mapa bem grandão com divisão dos países para a criança marcar com um adesivo os países já visitados. Esse adesivo também é enviado a cada mês.
> Cartão de embarque: O cartão de embarque é similar àquelas tags que penduramos na mala. Ele tem a identidade visual do país visitado e informa o passo a passo para você acessar o site e ter acesso exclusivo a jogos online específicos de cada país.
Pois é. Ainda tem jogo online. Não mencionei antes para tentar causar o mesmo efeito que eu senti quando conversava com a Mariana. A medida que ela me apresentava todo o projeto eu ficava surpreso com a riqueza de detalhes. E “lá pelas tantas” ela me solta a informação de que, além disso tudo, ainda tem jogo online. Cada país tem um jogo e um acesso restrito que é enviado a cada mês.
> Álbum de Figurinhas: Aqui a criançada se diverte. No primeiro mês você recebe o álbum e nos meses seguintes você recebe as figurinhas para completar o álbum. São 16 páginas com muita curiosidade sobre 6 países diferentes.
Livro: Esse livro do primeiro mês apresenta os dois personagens e explica como será essa viagem. Através de interações como jogo de palavras, “Você sabia”, curiosidades dos países e outros jogos, o material explica um pouco o que virá pela frente.
São vários aspectos, tanto de diversão quanto de conhecimento geral e cultural que a criança absorve.
Nesse primeiro livro por exemplo os jogos abordam questões que englobam: cartões postais dos países, fuso horário, comidas típicas, religiões, animais… até um cumprimento em cada língua tem. E tudo isso através de jogos para a criança participar!
Primeiro país: CHINA
Recebemos em janeiro nossa primeira aventura: a China.
Se a viagem estava boa até aqui, esse novo Kit deu ainda mais vida a essa aventura. Recebemos as primeiras figurinhas, um livro específico sobre a China e um Quebra Cabeça 3D.
Ahh… aqui cabe um detalhe interessante. Mais um né… A abordagem desses materiais não se parece em nada com as tradicionais de: Capital; nº de habitantes, curiosidades gerais… e assim por diante.
A Mariana conhece cada um desses países pessoalmente. A China por exemplo, ela morou anos. Com isso, todo conteúdo é muito rico e exclusivo, de um ponto de vista diferente e real da criadora.
O Livro da China, assim como o primeiro, mostra detalhes e brincadeiras específicas daquele país. E, como não poderia deixar de ser, a riqueza dos detalhes impressiona. São 18 páginas e praticamente toda informação que é passada tem uma proposta de interatividade da criança.
Uma brincadeira que adoramos, por exemplo, foi sobre o festival anual de gelo que acontece na China: Com um passo a passo bem simples a gente monta uma escultura de gelo assim como no festival.
Além do carimbo para colocar no passaporte e do Cartão de embarque para acesso ao jogo exclusivo do país oriental, recebemos também um quebra cabeça 3D de um complexo de templos taoístas em Pequim, o Templo do Céu. Ainda não montamos. Mas não vejo a hora…
O que achou até aqui? Esse Publieditoral vai ser atualizado a medida que recebermos novos países. O próximo será sobre os Estados Unidos. Se consigo resumir, até aqui, minha sensação ao conhecer esse projeto é: Fascinado!
Aguardem os próximos capítulos! Ahhh, acesse o site do Pequenos Mochileiros e conheça os planos para embarcar nessa grande aventura.
http://pequenosmochileiros.com.br/
__________
*Esse conteúdo é produzido de forma editorial para empresas e parceiros que o Sem Choro endossa e acredita que sejam destaques e referências no mercado.
__________
Sou Rafael Andrade, fundador do Sem Choro, empreendedor, Designer Gráfico e Web, Diretor da Agência iMAGON, pai do João e do Marcelo (pai solteiro até me casar com a mãe de criação e coração do João, a Bebela).
contato: rafael@semchoro.com.br