fbpx
O Sem Choro é um Guia Infantil voltado para os pais. A Criança é o tesouro. Nós somos o mapa.

Praças e parques em BH para levar as crianças nas férias

Dicas

Praças e Parques em BH para as crianças brincarem e curtirem a natureza.

Nas férias da criançada, praças e parques são uma boa alternativa para leva-los para brincar e curtir em lugares ao ar livre, já que é tão importante para a garotada ter contato com a natureza e descobrir coisas novas.

Dá para fazer piquenique, deitar na grama e olhar o céu, brincar, correr, andar de bike e um tantão de outras coisas, de acordo com o local escolhido. Abaixo, listamos algumas opções desses espaços ao ar livre em Belo Horizonte para as crianças de todos os cantos da cidade se esbaldarem.

1. Praça Duque de Caxias:

Localizada no bairro Santa Tereza, a Praça Duque de Caxias é bem arborizada e com muito lazer,  playground com área ampla e muito espaço para os pequenos. Ao seu redor encontram-se vários bares e restaurantes, sendo um ponto de encontro reconhecido.

Praça Santa Teresa | Portal Sem Choro

 

2. Parque Mata das Borboletas:

Localizado na encosta da Serra do Curral, o Parque Mata das Borboletas ocupa uma área de aproximadamente 35.500 metros quadrados e oferece como opções de lazer: brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.

O local possui duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo e um pequeno lago artificial. Apresenta também uma grande quantidade de borboletas, o que deu origem ao seu nome.

Parque Mata das Borboletas - Portal Sem Choro

 

3. Praça da Assembleia:

Localizada no bairro Lourdes, a Praça da Assembleia é considerada a segunda maior da cidade. Espaçosa e arborizada para as crianças correrem e brincarem. Em seu espaço, além de jardins e coreto, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Possui três playgrounds com piso emborrachado, brinquedos de madeira, bicicletário e mesas de xadrez, uma delas adaptada à cadeira de rodas. Para a prática de exercício, aparelhos de ginástica e circuito de caminhada com 700 metros.

Praça da Assembléia | Portal Sem Choro

 

4. Parque Municipal Américo Renné Giannetti:

Localizado no Centro de BH, o Parque Municipal oferece brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para patins e quadra de tênis. Abriga, também brinquedos eletrônicos, como: carroussel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula-pula. Nele, ainda encontramos os tradicionais burrinhos, fotógrafos lambe-lambes e o trenzinho.

Com uma área de 182 mil m² de extensa vegetação, o Parque contribui para amenizar o clima da região central da cidade.

Parque Municipal Renne Giannetti - Portal Sem Choro

 

5. Museu de História Natural d UFMG:

Localizado no bairro Santa Inês, 0 Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG  está instalado em uma área com aproximadamente 600.000 m², possui vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reune, além das nativas, espécies exóticas de plantas.

O Museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.

Museu de História Natural | Portal Sem Choro

 

6. Parque Aggeo Pio Sobrinho:

Localizado no bairro Buritis, o Parque municipal Aggeo Pio Sobrinho ocupa uma área aproximada de 600 mil metros quadrados de grande importância ecológica e beleza. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e quadra poliesportiva para as crianças, além de pista de caminhada e trilha ecológica para os pais.

Integra parte do maciço da Serra do Curral e tem o aspecto de um vale, possuindo três nascentes que formam o córrego Ponte Queimada, afluente do córrego Cercadinho, pertencente à bacia do Ribeirão Arrudas.

Parque Aggeo Pio Sobrinho | Portal Sem Choro | Fotos: Celso Santa Rosa e Ana Maurão

 

7. Praça do Papa:

Localizada no Mangabeiras, a Praça do Papa é um importante ponto turístico da cidade. Arborizada e espaçosa, oferece espaço para eventos culturais e como opção de lazer para as crianças tem vários brinquedos e a grama para prática de pique nique, brincadeiras e muito mais.

Praça do Papa | Portal Sem Choro

 

8. Parque Ecológico Renato Azeredo:

Localizado no bairro Palmares, o Parque Renato Azeredo oferece como opções de lazer: playground com vários brinquedos, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, pista de caminhada, mirantes e espaços de convivência, além de ser recanto para contemplação.

O Parque, possui uma área aproximada de 92.700 metros quadrados.

Parque Renato Azeredo - Portal SemChoro

 

9. Praça Floriano Peixoto:

Localizada no bairro Santa Efigênia, a Praça Floriano Peixoto é ampla e arborizada, com área de convivência com playground e espaço para realização de eventos culturais. As crianças tem a opção de vários brinquedos e a grama para prática de pique nique, brincadeiras e etc.

O chão é emborrachado, com brinquedos variados e opções para cadeirantes.

Praça Floriano Peixoto - Portal SemChoro

 

10. Parque das Mangabeiras:

Localizado ao pé da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e é um patrimônio cultural de BH. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais.

Novidade: O Parque agora oferece também, a Tirolesa do Mangabeiras, no mirante. A maior tirolesa em extensão do estado.

Parque da Mangabeiras | Portal Sem Choro | Foto: Celso Santa Rosa

 

11. Praça da Liberdade:

Localizada no Funcionários, a Praça da Liberdade, transformada em um Circuito que oferece cultura, arte, educação, conhecimento e cidadania é a praça mais tradicional da cidade, com diversão garantida para a garotada e os pais.

Além das atrações culturais do Circuito e das apresentações que acontecem no próprio espaço, tem um trenzinho que dá uma volta pela região e a criançada adora.

Ainda tá rolando também, a Iluminação de Natal da Praça,  com luzes, a Casa do Papai Noel, a árvore luminosa, o presépio e muito mais.

Praça da liberdade | Portal Sem Choro

 

12. Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni:

Localizado no bairro Cidade Nova, o Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni, conhecido como Parque da Cidade Nova oferece como opções de lazer: brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica, além de ser recanto para contemplação.

Possui uma área aproximada de 14.100 metros quadrados.

parque Cidade Nova | Portal Sem Choro

 

13. Parque Lagoa do Nado:

Localizado na região norte de BH, bairro Itapoã, o Parque Lagoa do Nado possui uma infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte.

O Parque possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados.

Parque Lagoa do Nado - Sem Choro

 

Gostou? Confira aqui outros espaços ao ar livre para levar os pequenos.

A seção A cidade Oferece do nosso site apresenta para você as informações sobre os espaços públicos para lazer na cidade. Parques, praças, bibliotecas, museus, pontos turísticos ou parques de diversão. São opções de espaços geralmente gratuitos, para passeios com as crianças. 

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades do Sem Choro.




Comentários