Cuidados ao visitar um recém-nascido. Dicas de etiqueta.
Bebê
Para visitar um recém-nascido, existem uma série de etiquetas e recomendações de etiqueta e até de saúde.
Depois de nove meses acompanhando uma gestação e aguardando a chegada de um bebê, a ansiedade para conhecer a criança logo que ela vem ao mundo é muito comum, mas antes de fazer a visita temos algumas recomendações para você não ser inconveniente e para prevalecer sobre tudo o bom senso, nesse momento tão íntimo e sensível para os pais e o pequeno que acabou de nascer.
Para não cometer nenhum descuido nesse momento, confira abaixo algumas dicas antes e durante a visita ao recém nascido:
Ligue antes, sempre
Não apareça na casa da família ou na maternidade de surpresa. A visita deve ser marcada com antecedência, independente do local em que os pais prefiram receber os visitantes. Evite visitas a noite ou em horários que interrompam a rotina do bebê, como a alimentação, o banho e outros momentos importantes. É bom estar atento para não atrapalhar o descanso da mãe e da criança.
Faça visitas rápidas
O ideal é que as visitas sejam curtas. Permaneça o tempo necessário para conhecer o bebê, desejar felicidades para a família e demonstrar seu carinho e preocupação. Os pais provavelmente estarão cansados de “fazer sala” para todos os amigos e familiares, além de estarem em uma fase de adaptação, em que precisam descansar ou fazer outras tarefas que não foram possíveis serem realizadas quando o neném estava acordado.
Não leve outras crianças
Se for possível, não leve crianças para visitar o recém-nascido. No geral, os pequenos são barulhentos e agitados, gostam muito de pegar e beijar o bebê e isso pode incomodar os novos pais, tornando a situação constrangedora. Evite esse contato de convivência dos pequenos nas primeiras semanas.
Não tire fotos sem a permissão dos pais
Entendemos que é quase irresistível não querer fotografar aquele rostinho tão fofo do bebezinho mas, antes de tirar fotos veja se os pais permitem e se, se sentem confortáveis. Não use o flash, pois a luz é agressiva e incomoda a criança. Para publicar nas redes sociais consulte os pais antes também.
Não vá caso esteja doente
Já que o bebê acabou de chegar ao mundo, seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido e o pequeno ainda não tomou todas vacinas, por isso ele fica mais sensível aos vírus e bactérias. Caso esteja doente, se recupere antes de conhecer o recém- nascido.
Segure os conselhos e palpites
Nessa fase inicial, em que os pais estão se adaptando à nova realidade, a esse novo papel, conselhos ou opiniões inconvenientes podem deixa-los tristes,bravos e inseguros, é claro que isso vai depender do temperamento de cada um, então, evite dar pitaco e querer ensina-los como se faz. Deixe que o instinto materno e paterno conduza tudo, com tempo o casal vai se adaptar ou mesmo buscar ajuda para o que for necessário.
Não fume e nem use perfume
O olfato do neném ainda é muito sensível e ele também pode ter alergias ou restrições que ainda nem foram identificadas, então para evitar que a criança fique exposta a cheiros desnecessários, não fume antes da visita e evite perfumes com fragrâncias muito fortes ou de preferência nem use perfume nesse dia.
Higiene Reforçada
Antes de entrar na maternidade ou na casa da família lave as mãos ou use álcool-gel para proteger o bebê.
Não pegue na mão do bebê , não beije e nem pegue no colo caso a mãe não queira
Antes de pegar o bebê no colo é importante respeitar a rotina dele, pode ser que tenha adormecido há pouco tempo, está indisposto ou com cólicas, que são muito comuns nessa fase. Se a criança se incomodar com o seu colo, não insista.Não beije o pequeno no rosto e nem pegue nas mãozinhas, como ele ainda está muito vulnerável a doenças e infecções os carinhos devem se restringir à cabeça, pezinhos e barriga.
No geral, é muito importante respeitar o ambiente e as circunstâncias dos pais, para você não contribuir com a ansiedade da família.